Separamos 8 motivos que fazem das cobras animais incríveis e que merecem proteção.
1. Elas têm uma família muito grande
Existem 3.789 espécies de cobras no mundo, tornando-as o segundo maior grupo de répteis depois dos lagartos. Eles são divididos em 30 famílias diferentes e várias subfamílias. As cobras podem ser encontradas em todos os continentes, menos na Antártica, e em qualquer tipo de habitat - desde oceanos a montanhas, de florestas a savanas.
No Brasil, existem mais de 392 espécies de cobras, sendo que apenas 55 são peçonhentas.
2. Nem todas as cobras botam ovos
Na escola, você pode ter aprendido que os répteis são diferentes dos mamíferos porque põem ovos. Embora o ser humano goste de classificar e categorizar tudo ao nosso redor, a natureza tem suas próprias regras.
Apenas aproximadamente 70% das cobras botam ovos. As que vivem em climas mais frios, por exemplo, não nascem de ovos - isso porque eles não sobreviveriam do lado de fora.
3. Cobras não têm pálpebras
Já se perguntou por que as cobras podem lhe dar uma sensação estranha? O motivo talvez seja por elas não terem pálpebras! Ou seja: elas não piscam e têm que dormir com os olhos bem abertos.
Em vez de pálpebras, elas têm uma membrana fina presa a caba olho para protegê-los. Essa membrana é chamada de "brille" que, em alemão, significa óculos.
4. Elas sentem o cheiro pela língua
Apesar de ter narinas e um olfato excelente, as cobras usam a língua e seu órgão de Jacobson, que fica no céu da boca, para sentir o cheiro. Além da língua bifurcada, as cobras têm vários receptores que são capazes de captar diferentes quantidades de sinais químicos.
5. Suas maneiras de comer são diferentes das nossas
Quando as cobras comem, elas engolem a comida inteira - isso porque elas não conseguem mastigar. As cobras também têm mandíbulas inferiores muito flexíveis que lhes permite comer animais que são 75%-100% maiores do que a sua própria cabeça.
6. Somos feitos do mesmo material
Embora as cobras sejam muito diferentes de nós, uma das coisas que temos em comum é a queratina (presente na pele delas e em nossas unhas e cabelos). A textura da pele de cobra, na verdade, é muito semelhante à das nossas unhas.
Além disso, assim como nós cortamos as unhas e os cabelos, as cobram trocam de pele.
7. As cobras têm 5 formas de se locomover
Pense em uma cobra se movendo pela grama. O que você imagina? O conhecido movimento "s"? Isso não seria uma surpresa, já que está é a forma mais comum de locomoção em cobras. Mas a verdade é que elas têm outros quatro tipos de movimento.
As cobras arbóreas, por exemplo, usam uma forma de locomoção que gasta sete vezes mais energia, chamada de sanfona. Existe também uma forma de locomoção especial, conhecida como deslizamento de empurrar. A cobra usa este tipo para tentar escapar por uma superfície lisa.
8. Elas são "movidas a energia solar"
Os répteis às vezes são rotulados de "sangue frio", mas isso não é verdade, já que eles não têm o sangue realmente frio. O termo exato para estes animais é ectotérmico, que significa que a sua temperatura corporal é variável e regulada por fontes externas.
Ao contrário dos mamíferos e pássaros, que são capazes de regular internamente a temperatura do corpo, os répteis precisam usar fontes de calor, como o sol, para se aquecer.