Conheça a história do gato mais incompreendido de todos os tempos.
Os gatos pretos têm uma longa história de má reputação, ligada a superstições. Mas a verdade é que, assim como todos os gatos, eles são companheiros perfeitos para nós humanos e merecem amor e proteção.
Veja nossos fatos favoritos sobre gatos pretos:
1. "Gato preto" não é uma raça
Existem 22 raças reconhecidas de gatos com pelagem preta. A mais comum é a Bombaim – alguns até têm bigodes e patas pretas.
2. Bronzeado felino
A cor do pelo de um gato está relacionada a um gene específico. Se ele também tiver um gene malhado dominante, a exposição ao sol pode fazer com que os pigmentos de seu pelo se quebrem, revelando tons de ferrugem - como se fosse um bronzeado.
Mas atenção: essa diferença na coloração não deve ser ignorada, pois às vezes pode ser um sinal de deficiência de nutrientes.
3. Sorte de marinheiro
Historicamente, gatos eram bem-vindos em navegações pois prestavam o importante serviço de caçar ratos. Além disso, os marinheiros achavam que especificamente os gatos pretos traziam boa sorte!
Alguns desses gatos marítimos são lembrados na história da Marinha - como Tiddles, um gato que viajou mais de 40.000 quilômetros a bordo de navios da Marinha Real.
4. Olhos dourados
Gatos pretos produzem muita melanina, que é o pigmento que torna suas pelagens escuras. Este pigmento também contribui para dar a alguns gatos belos olhos cor de âmbar.
5. Gato de sorte
Em algumas partes do mundo, gatos pretos são símbolo de boa sorte. O folclore alemão diz que se um gato preto cruzar o seu caminho, passando da esquerda para a direita, coisas boas estão no horizonte para você.
6. Animais sagrados
No antigo Egito, os gatos eram considerados sagrados e, por isso, eram adorados e protegidos. Toda casa ou templo cuidava de pelo menos um gato - pois isso era visto como uma forma de trazer boa sorte e adora a deusa Bastet (representada como uma mulher com cabeça de gato preto).