Tamanduá Joaquim recebendo cuidados

A Jornada de Joaquim: um tamanduá resgatado das queimadas do Pantanal

Blog

As queimadas no Pantanal têm se intensificado nos últimos anos, colocando em risco a vida de milhares de animais.

No primeiro semestre de 2024, o bioma bateu recorde de incêndios: 16 vezes mais que no mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados pela FAPESP. 

Dentre as vítimas desse desastre está Joaquim, um filhote de tamanduá-bandeira que teve sorte de ser resgatado e sobreviver às chamas.

Doe contra as queimadas e em defesa da fauna do Pantanal

Joaquim foi resgatado pelo Instituto Tamanduá em condições críticas após ter sido atropelado enquanto fugia da destruição. "Suspeitamos que sua mãe não sobreviveu ao fogo, mas ele conseguiu escapar," explica Karina Abreu Ribeiro, veterinária do Instituto.

Tamanduá sobrevivente das queimadasMesmo sem queimaduras visíveis, Joaquim representa os muitos animais que são vítimas indiretas das queimadas. Obrigados a buscar refúgio em áreas urbanas, acabam se expondo a perigos como atropelamentos.

Embora Joaquim esteja prestes a retornar a seu habitat, grande parte dos animais não têm o mesmo destino. Segundo pesquisa publicada na revista científica Nature, 17 milhões de animais vertebrados foram mortos nos incêndios que ocorreram no Pantanal apenas no ano em que Joaquim foi resgatado.

A Proteção Animal Mundial apoia financeiramente organizações comprometidas em resgatar, recuperar e reinserir animais em seus lares, como por exemplo o Instituto Tamanduá. Para que projetos como o que salvou Joaquim possam continuar, é fundamental o apoio de doadores comprometidos com a preservação das vidas pantaneiras.

 

Como Você Pode Ajudar

Ao contribuir para a Proteção Animal Mundial, você não está apenas ajudando Joaquim, mas também diversos outros animais que precisam de cuidados e reabilitação. Cada doação tem impacto real na vida das principais vítimas das queimadas, permitindo que tenham uma nova chance.

Doe agora e junte-se a nós na luta contra as queimadas e
em defesa da fauna do Pantanal!

Juntos, podemos garantir que histórias de superação
como a de Joaquim se multipliquem!

Saiba mais