Imagem da ação offline na Avenida Paulsta em São Paulo com pessoas se movimentado perto do evento

Atividade na Paulista aberta alerta sobre as ameaças aos animais silvestres brasileiros

Blog

Conheça os detalhes da nossa ação offline, com a distribuição de 620 kits informativos, atividades para crianças, karaokê e sensibilização do público em prol da vida silvestre.

No dia 28 de julho de 2024, nós realizamos uma atividade offline na Paulista aberta, na cidade de São Paulo, para informar a população sobre a nova campanha de Vida Silvestre "Defaunação, não. Refaunação, já!", que alerta sobre os impactos que a fauna silvestre brasileira sofre pelo avanço desenfreado do agronegócio.

"Foi muito especial ouvir que as pessoas se importam com os animais. Essa foi a primeira vez que conversamos com o público sobre a nossa nova campanha 'Defaunação, não! Refaunação, já!', destacando o problema da perda de fauna nos biomas brasileiros por conta do desmatamento. Impulsionadas pelo setor agropecuário, as queimadas para conversão de florestas em monoculturas e pastagens têm afetado os silvestres de diversas formas, e, no geral, as pessoas se mostraram surpresas ao perceber a variedade de consequências que o desmatamento traz para os animais.

Ficamos contentes de contar um pouco mais sobre nosso trabalho e, além disso, conseguimos trazer um pouco da rica biodiversidade brasileira através de materiais de apoio, que foram fundamentais para representar a fauna e reforçar a existência e importância dos habitantes silvestres que são pouco valorizados", comenta Julia Trevisan, Coordenadora de Campanhas de Vida Silvestre.

Na avenida Paulista em São Paulo fizemos uma instalação com diversas atividades: espaço karaokê com a música de lançamento da campanha “Defaunação”, um lobo-guará inflável de quatro metros para chamarmos a atenção para essa espécie icônica que sofre com a agropecuária industrial, seja pelo desmatamento ou pelos canais de irrigação nos quais morrem afogados e um espaço dedicado a crianças com atividades educativas para colorir sobre os animais da fauna silvestre brasileira e também tiveram tatuagens temporárias com diversos animais que são ameaçados pela indústria do tráfico de animais e pet.

Fotos: Diego Baravelli

  • Imagem de uma representante da Proteção Animal Mundial brincando com uma criança na avenida Paulista
  • Imagem de uma representante da Proteção Animal Mundial conversando com pessoas na avenida Paulista
  • Imagens de duas pessoas cantando no karaokê na avenida paulista
  • Imagem de uma representante da Proteção Animal Mundial conversando com as pessoas na avenida Paulista
  • Imagem de uma tatuagem infantil feita com água no braço de uma criança
  • Imagem de um representante da Proteção Animal Mundial conversando com as pessoas na Avenida Paulista
  • Imagem de uma criança cantando no karaokê na avenida Paulista

"A ação teve o espaço Kids, onde as crianças coloriram desenhos de animais como bicho-preguiça, onça-pintada, araras e o lobo-guará, todas com muito carinho pelos animais, contando suas experiências em viagens e zoológicos, tão orgulhosas de conhecer aquele animalzinho. Também havia desafios como caça-palavras e labirinto para entreter quem não quis o lápis de cor.

Participar de ações nas ruas é sempre gratificante e me mostra que há esperanças para os animais. Conversar e ter a generosidade da escuta de tantas pessoas, de idades e origens diferentes, mostra que o brasileiro está aberto para conhecer mais, e isso não tem preço!", comenta Karina Ishida, Coordenadora de Sistemas Alimentares.

Com o intuito de ampliar a conscientização das pessoas em relação aos animais silvestres, nós distribuímos 620 kits que contém um calendário com 13 espécies da fauna brasileira que vivem no Cerrado e na Amazônia. As pessoas que receberam o material agora podem acessar suas histórias e conhecer as ameaças que esses animais sofrem. A ação contou com a participação de aproximadamente mil pessoas interagindo nas diferentes estações durante todo o evento.

"Atividades como essa são importantes para que a Proteção Animal Mundial se aproxime de seus apoiadores, seja na conversa com os interessados que estão conhecendo a organização e nossos trabalhos, seja pelos voluntários que têm a oportunidade de atuar na causa em que acreditam. Nossa estratégia prevê um maior engajamento dos nossos apoiadores e ações como essa são uma ótima porta de entrada para que sua contribuição seja cada vez maior", explica Lisa Gunn, Diretora Executiva.

Saiba mais