Entenda por que essa prática não é recomendada no momento
Sei que você pode estar preocupado com seu animal de estimação em meio à pandemia de coronavírus e tanta notícia sobre o assunto. A boa notícia é que nossos cães e gatos não são alvo da COVID-19.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existem evidências, até o momento, de que cães e gatos sejam capazes de transmitir a doença para humanos ou mesmo entre eles.
Por isso, o teste de COVID-19 em animais não é uma recomendação rotineira e ele não deve ser feito como medida de saúde publica.
Alguns animais estão sendo testados, somente em situações muito especificas e raras, avaliadas caso a caso, como orientado o Centro Norte-americano de Doenças (CDC). Por exemplo, se o animal de estimação de um paciente de COVID-19 apresenta um quadro com sintomas parecidos ao da doença, pode ser discutido com o médico veterinário a possibilidade de testá-lo.
Mesmo com nossos cães e gatos fora de perigo, lavar as mãos é um hábito que deve se estender à interação com eles – ou seja, antes e depois de acariciar, abraçar, alimentar e passear com nossos animais. Esse hábito ajuda a eliminar diversos micróbios que entraram em contato com nossas mãos e com os pelos do animal, não apenas o novo coronavírus.
Para tirar suas dúvidas sobre animais de estimação e coronavírus, confira nossa FAQ.
Não existem evidências, até o momento, de que cães e gatos sejam capazes de transmitir a doença para humanos ou mesmo entre eles