A COP mal começou e já temos um ponto crítico: A assinatura da Declaração pela Sustentabilidade na Agricultura, Sistemas Alimentares e Ação Climática deixou de fora o impacto da pecuária industrial no clima.
O encontro anual, promovido pelas Nações Unidas, que discute ações para reduzir os impactos das mudanças climáticas e reúne lideranças do mundo inteiro, a COP 28, já iniciou deixando pontos importantes passarem.
Na última sexta-feira, 1º de dezembro, o Brasil e mais 133 lideranças mundiais assinaram um documento histórico por refletir a importância dos sistemas alimentares e da agricultura como foco das negociações climáticas.No entanto, não foram mencionados os impactos causados pela agropecuária industrial: atividade que mais devasta o meio ambiente e que contribui significativamente para o aquecimento global.
É justamente para levar essa questão que a Proteção Animal Mundial está na COP 28. Neste sábado, 2 de dezembro, no Pavilhão “Food for Climate” (Comida pelo Clima) haverá o lançamento de um relatório internacional sobre o impacto da pecuária industrial no clima.
“A pecuária industrial não pode continuar expandindo suas atividades infinitamente, ou será impossível darmos conta do compromisso firmado em Paris”, afirma Marina Lacôrte, gerente de sistemas alimentares na Proteção Animal Mundial. “Além de limitar a atividade, é urgente que os governos apoiem a redução da produção e do consumo de proteína animal e, como alternativa, apoiem a produção em menor escala, familiar e agroecológica, com sustentabilidade, diversidade e, principalmente, sem crueldade”, lembra Marina.
Há mais de sete décadas, atuamos em vários países, defendendo a vida dos animais, e acreditamos que é urgente transformar os sistemas alimentares, que atualmente compõem um modelo agrícola que visa prioritariamente o lucro, impondo sofrimento aos animais.
Também no dia 4 de dezembro, participaremos de um debate a respeito da importância da redução do desmatamento por conta da agropecuária industrial e o quanto isso irá favorecer o clima, o planeta e os animais.
Defendemos a urgência da adoção de medidas para enfrentar o problema do sofrimento animal, da devastação da biodiversidade, da fome e insegurança nutricional e da redução dos gases de efeito estufa. A COP é o espaço ideal para tratar e conectar todos esses temas de extrema relevância.
É preciso agir agora! Só assim, será possível conter a crise climática, proteger os habitats, a garantir o bem estar das pessoas e dos animais.
Fique por dentro da atuação da Proteção Animal Mundial na COP 28!
Dia: 02/12
Horário: 16h45 às 18h15 (horário de Dubai)/ 9h45 às 11h15 (horário do Brasil)
Local: Blue Zone
Tema: Lançamento de relatório da Proteção Animal Mundial sobre o impacto da pecuária industrial no clima
Participantes:
Sulaimon Ariabu, Secretário-executivo do HEDA Resource Centre
Nnimmo Bassey, Diretor do Health of Mother Earth Foundation
Lamine Diatta, Negociador para Agricultura do Senegal
Kelly Dent, Diretora Global de Programas de Engajamento na Proteção Animal Mundial
Assista ao evento
Dia: 04/12
Horário: 15h15 às 16h (horário de Dubai)/ 8h15 às 9h (horário do Brasil)
Local: Pavilhão Food Climate
Tema: Redução do desmatamento e da agricultura industrial – uma situação em que o clima vence
Participantes:
Rodrigo Agostinho, Presidente do IBAMA
Glenn Hurowitz, fundador da Mighty Earth (ONG)
Sra. Edel Morais, Secretaria dos Povos Tradicionais
Natália Figueiredo, Gerente de Relações Governamentais da Proteção Animal Mundial
Dia: 09/12
Horário: 14h às 14h45h (horário de Dubai) / 7h às 7h45 (horário do Brasil)
Local: Pavilhão Food Climate
Tema: Distanciamento da pecuária industrial para o cumprimento do Acordo de Paris e as metas de desenvolvimento sustentável
Participantes:
Sena Alouka, Negociador para Agricultura do Togo
Sune Kirkegaard Rotne, Representante do Ministério do Clima na Dinamarca Mia MacDonald, Diretora-executiva Executive do Brighter Green
Angel Flores, Gerente Internacional de Relações Governamentais da Proteção Animal Mundial
Dia: 10/12
Horário: 10h às 10h45 (horário de Dubai)/ 3h às 3h45 (horário do Brasil)
Local: Pavilhão Food Climate
Tema: Desempacotando a Declaração dos Emirados: A Pecuária Industrial é uma Culpada Climática Negligenciada?
Participantes:
Mark Driscoll, Fundador e diretor da Tasting the Future
Dr. Helen Harwatt, Pesquisadora da Chatham House
Kaltham Ali Kayaf, Diretora de Desenvolvimento Animal & e Departamento de Saúde, Ministra de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas nos Emirados Árabes Unidos Sena Alouka, Negociador para Agricultura do Togo
Kelly Dent, Diretora Global de Programas de Engajamento na Proteção Animal Mundial
James Royston, Chefe Global de Relações Governamentais na Proteção Animal Mundial