Os elefantes têm personalidades únicas e são seres sencientes, capazes de sentir emoções positivas e negativas.
Quando falamos em senciência, nos referimos à capacidade dos animais de sentirem estados e emoções positivas (como alegria e prazer) e negativas (como dor e medo). Ou seja, a senciência é a capacidade de sentir.
Já a consciência se relaciona com as maneiras que os animais recebem informações por meio de seus sentidos, como eles as processam, retêm e decidem agir sobre elas. Ou seja, a consciência é sobre como os animais pensam.
Continue lendo e veja alguns fatos que comprovam que os elefantes, além de magníficos, são capazes de sentir.
Cada elefante vive o luto de forma diferente
Cada elefante responde de uma forma diferente à perda de um indivíduo - alguns membros da manada apresentam mudanças comportamentais e de personalidade significativas que podem indicar suas diferentes experiências de luto.¹
Elefantes adoram brincar
Os adultos tendem a brincar com o ambiente, aproximando-se, perseguindo e vocalizando espécies não ameaçadoras. Os elefantes também se envolvem em brincadeiras táteis, como jogar água ou lama sobre si mesmos ou sobre outros, rolar e brincar na água.
Já os filhotes e elefantes jovens gostam de se envolver em brincadeiras calmas com elefantes mais velhos que mostram comportamentos submissos. Os jovens elefantes podem escalar, encostar, se esfregar ou até mesmo entrelaçar suas trombas com eles.
Os jovens também gostam de brincar com objetos, como explorar objetos com a tromba, a boca, as presas e os pés.²
Elefantes são ótimos na comunicação
Apesar disso, muitas vezes o significado de seus sinais visuais e do comportamento depende do contexto.
Cada indivíduo da manada deve entender o contexto da mensagem e estar ciente das intenções, emoções, desejos e necessidades do outro elefante para poder interpretar sua mensagem.
Isso é conhecido como a "teoria da mente" e é uma habilidade rara no reino animal.³
Seres empáticos
Os elefantes acham o bocejo contagioso - a maioria dos indivíduos boceja em resposta ao ver outro elefante bocejando e até mesmo quando vê uma pessoa bocejando. O bocejo contagioso só foi observado em algumas espécies e está associado à empatia.⁴
Os elefantes formam fortes laços com outros da espécie
Eles, inclusive, preferem descansar juntos. Se tiverem outro elefante descansando por perto, eles tendem a descansar por mais tempo - a menos que seja um elefante jovem inquieto, pois eles tendem a perturbar o sono de todos!