
Além de terem personalidades únicas, as vacas são capazes de demonstrar dor por meio de expressões faciais.
Quando falamos em senciência, nos referimos à capacidade dos animais de sentirem estados e emoções positivas (como alegria e prazer) e negativas (como dor e medo). Ou seja, a senciência é a capacidade de sentir.
Já a consciência se relaciona com as maneiras que os animais recebem informações por meio de seus sentidos, como eles as processam, retêm e decidem agir sobre elas. Ou seja, a consciência é sobre como os animais pensam.
Continue lendo e veja alguns fatos que comprovam que as vacas são capazes de sentir.
As vacas têm personalidades diferentes
Algumas vacas são mais ousadas e exploratórias do que outras. Elas são mais propensas a explorar um novo objeto em seu campo em comparação com vacas mais tímidas e menos curiosas.¹
O contato humano positivo com vacas melhora a relação humano-animal
Os efeitos positivos de carícias suaves no pescoço reduzem o medo das vacas em relação aos humanos, independentemente do seu tipo de personalidade.²
As vocalizações das vacas mudam conforme seu estado emocional
Ao experimentar emoções negativas, como quando é separada de seu bezerro, as vocalizações de uma vaca são mais longas e agudas. Já quando elas sentem emoções positivas após se encontrar com os bezerros, por exemplo, elas vocalizam menos e, quando o fazem, são vocalizações mais curtas e com um tom mais baixo.³
As vacas demonstram facialmente quando estão com dor
As vacas têm um "rosto de dor", o que significa que suas expressões microfaciais podem mostrar quando estão com dor. Essas expressões podem ser avaliadas de forma confiável para determinar quanta dor uma vaca sente ao ser submetida a um procedimento e para garantir o alívio da dor.
Além da expressão facial, as vacas demonstram outros 5 comportamentos quando estão com dor. São eles:
- Atenção para os arredores: Se uma vaca está com dor, ela tende a se concentrar menos ao meio ambiente;
- Posição da cabeça: A dor, muitas vezes, faz com que o animal abaixe a cabeça;
- Posição da orelha: Vacas com dor mantêm as orelhas retas para trás ou muito baixas - como orelhas de cordeiro;
- Expressão facial: Elas têm uma expressão facial diferente quando estão com dor - o chamado "rosto de dor";
- Resposta à abordagem: Quando está com dor, a vaca fica menos interessada em interação social e tenta evitar que uma pessoa se aproxime;
- Posição das costas: Quando estão com dor nas pernas ou no abdômen, elas podem demonstrar costas arqueadas.
Referências:
1. Hirata, M., & Arimoto, C. (2018). Nova resposta de objeto em bovinos de corte em pastagem como um grupo. Processos comportamentais, 157, 315-319.
2. Shahin, M. (2018). Os efeitos do contato humano positivo por estimulação tátil em vacas leiteiras com diferentes personalidades. Ciência do comportamento animal aplicada, 204, 23-28.
3. Schnaider, M.A., et ai. (2022). Vocalização e outros comportamentos como indicadores de valência emocional: O caso da separação e reunião vaca-bezerro em bovinos de corte. Journal of Veterinary Behavior, 49, 28-35.
4. Goldberg, M.E. (2018). Reconhecimento da dor e escalas para pacientes de gado. J. Veterinário de laticínios. Anim. Res, 7, 236-239.