Artistas se unem pela vida silvestre
Notícias
Ney Matogrosso, Frejat, Letrux, Mahmundi e Zahy Tentehar cantam "Defaunação", música que alerta sobre os impactos da agropecuária industrial na fauna brasileira.
Reconhecido ativista na defesa dos animais, Ney Matogrosso se juntou a nós e esteve no estúdio Casa do Mato, na Gávea, emprestando a voz para a música “Defaunação”, ação para engajar o público, por meio da arte, sobre os riscos que a vida silvestre corre no Brasil com o avanço sem controle da agropecuária industrial.
A música, que será lançada nas plataformas de streaming em 17 de julho, quando se comemora o Dia da Proteção às Florestas – conhecido também como Dia do Curupira, personagem do folclore que defende as matas das agressões do homem e do desmatamento – tem também a participação de Frejat, Letrux, Mahmundi e Zahy Tentehar, que entraram em estúdio em abril. Cada um deles cantou uma estrofe valorizando as espécies da nossa fauna e defendendo a necessidade de preservação.
Carlos Rennó, autor da letra e responsável por reunir as vozes para o projeto, comemora a quinta vez que Ney Matogrosso grava uma canção de sua autoria – a primeira foi em 1985, “Na Chapada”, em dueto com Tetê Espíndola – e a primeira vez que faz uma parceria com o amigo de quatro décadas, o compositor Péricles Cavalcanti.
Júlia Trevisan, Coordenadora de Campanhas de Animais Silvestres da Proteção Animal Mundial, destaca que a música apresenta conceitos pouco conhecidos, mas de extrema importância no que diz respeito à manutenção da vida silvestre, como defaunação e refaunação: "são termos distantes do dia a dia, mas são extremamente relevantes quando se fala de conservação e restauração ambiental. A defaunação é o nome dado ao processo de perda de fauna em uma região, pelo desmatamento, caça, tráfico e atropelamento, por exemplo. Essa diminuição da biodiversidade gera inúmeras consequências por afetar o equilibro ecológico dos seus ecossistemas. Da mesma forma que é importante promover a refaunação, que significa a reintrodução ou a volta de espécies da fauna para seus habitats naturais. Por exemplo, animais silvestres são importantes dispersores de sementes e polinizadores, eles fazem parte da floresta e contribuem para sua manutenção. Precisamos conhecer esses termos para entender a importância da fauna silvestres. E nada melhor do que artistas com grande alcance para levar essa mensagem para o público".
Além da música, que tem produção musical do maestro Xuxa Levy, o público poderá ver também um clipe com os cantores, produzido pelo Coletivo Bijari. O audiovisual ficará disponível nas nossas redes sociais a partir de 17 de julho.
Fotos: Alvaíde Ka