Ciclone Idai: estamos em Moçambique e Malawi para ajudar mais de 200.000 animais
Notícias
Nossa equipe chegou ao sudeste da África para salvar animais de estimação e de fazenda atingidos por um dos piores ciclones da história
Mais de 750 pessoas e milhares de animais morreram tragicamente em decorrência da passagem do ciclone Idai, que atingiu Moçambique, Malawi e Zimbábue no último dia 15 de março. Outras centenas de milhares foram afetadas e necessitam de assistência.
Nosso time de resposta a desastres está na região para oferecer atendimento médico aos animais mais afetados e garantir que eles tenham acesso a comida e água. Também estamos em espera para agir no Zimbábue.
Inundações
Casas, plantações e estradas - assim como os animais nesses locais - foram varridas por severas inundações. Grandes áreas de terra ainda estão debaixo d’água.
Muitas pessoas não tiveram escolha senão fugir e deixar tudo para trás, inclusive seus animais, que ficaram abandonados à própria sorte. Os que conseguiram sobreviver estão doentes, feridos e morrendo de fome.
Esses animais precisam desesperadamente da nossa ajuda e estamos trabalhando rapidamente para auxiliar o maior número possível deles.
Risco de doenças
Os animais ilhados nas áreas inundadas estão sob risco iminente de contrair doenças fatais causadas por parasitas.
“As inundações podem ter um efeito prolongado nos animais, especialmente no que diz respeito à incidência de doenças”, explica Dr. Edwin Nkhulungo, médico veterináriodo do governo da região sul do Malawi.
Além de infecções, os animais que ficam em contato prolongado com água suja também estão sujeitos a outras enfermidades extremamente dolorosas, como doenças pulmonares e podridão de casco.
Acompanhe nossas atualizações
Siga-nos no Facebook e no Instagram para acompanhar nosso trabalho de assistência aos animais em Moçambique e Malawi e, futuramente, em Zimbábue.
As inundações podem ter um efeito prolongado nos animais, especialmente no que diz respeito à incidência de doenças