Cão sobrevive a dois tremores no Equador

Terremoto no Equador: conheça a história do cãozinho Valentino

Notícias

Os tremores secundários ainda não cessaram e os animais e seus donos continuam sofrendo

Depois de sobreviver ao primeiro grande terremoto, um filhotinho de cão foi vítima dos tremores secundários. Parte da estrutura da casa em que estava, na cidade de Pedernales, caiu sobre ele, ferindo gravemente suas patas, costas e cabeça.

Os danos sofridos foram extensos: ossos com múltiplas fraturas e órgãos internos comprometidos, causando-lhe intensa dor. À espera de socorro, o cãozinho chorou a noite toda até que a ajuda chegasse.

"Pagamos o transporte para levá-lo até Santo Domingo, onde os médicos veterinários estavam equipados para salvar sua vida", conta Gerardo Huertas, Diretor de Operações em Desastres da World Animal Protection.

terremoto_equador_valentino_recuperacao


Foto: Acción Animal.

A viagem foi difícil. No caminho até a clínica, o filhote sofreu uma parada respiratória por causa da grande perda de sangue. Mas os médicos veterinários que o acompanhavam conseguiram reanimá-lo!

Hoje, o filhote - batizado de Valentino por sua incrível vontade de viver - está em recuperação sob supervisão médica e, aos poucos, volta a caminhar.

Os riscos ainda existem, mas a ajuda está a caminho

Na última segunda-feira (04), um novo tremor assustou a população e os animais de Pedernales, na província de Manabí, epicentro do grande terremoto de 16 de abril.

Saiba mais sobre a tragédia: Animais no Equador também são vítimas do terremoto

Muitos animais precisam de ajuda. Nas clínicas veterinárias temporárias, cães e gatos sofrem de ataques de ansiedade e de pânico por causa dos tremores. Também crescem os relatos de cadelas com sinais de aborto levadas para atendimento nesses locais. Acredita-se que isso seja uma consequência do estresse e do medo provocados pelos abalos sísmicos secundários que afetam a região.

A World Animal Protection está coordenando a criação de duas clínicas veterinárias, uma delas móvel, que irão atender cerca de 15.000 cães e gatos por um período de dois meses. A ação acontece em parceria com a ONG Resgate Animal e médicos veterinários voluntários, e com a fiscalização do Centro Regional de Adestramento Canino.

Também forneceremos 15 toneladas de alimentos para esses animais na zona mais afetada.

Seja um herói para esses animais

Desastres como o do terremoto no Equador acontecem sem aviso, e milhares de animais ficam indefesos diante da tragédia.

Você pode apoiar nosso trabalho fazendo uma doação. Os fundos arrecadados são destinados a proteção e sustento dos animais afetados por meio do nosso trabalho contínuo de manejo de desastres.

Para acompanhar nosso trabalho, assine nossa Newsletter e siga a World Animal Protection no Facebook e Twitter.

Apoie. Juntos, vamos mover o mundo para proteger os animais.

Um novo tremor assustou as pessoas e animais em Pedernales, epicentro do terremoto de 16 de abril, na última segunda-feira

Saiba mais