
Xamã - No Rastro da Onça: documentário revela as etapas do resgate à reintrodução de Xamã à vida livre
Notícias
Filme sobre o filhote de onça-pintada encontrado nos incêndios ocorridos em Sinop (MT), em 2022, mostra o processo de recuperação de Xamã e alerta sobre os impactos do agronegócio na fauna silvestre.
Lutar pela sobrevivência antes mesmo de se perceber como indivíduo. Esse foi o grande desafio de Xamã, uma onça-pintada macho que, em outubro de 2024, foi reintroduzida à floresta após quase dois anos de reabilitação. Sua história de superação é contada no documentário "Xamã - No Rastro da Onça", dirigido pela cineasta Emi Kondo, que nós, da Proteção Animal Mundial, lançaremos no dia 22 de fevereiro, em Paraty (RJ). O filme também será disponibilizado em nosso canal no YouTube.
Em 2022, ano em que Xamã foi encontrado, o estado do Mato Grosso liderou o ranking de queimadas no Brasil. A área devastada foi equivalente ao tamanho da Dinamarca, comprometendo a sobrevivência de uma geração inteira de animais silvestres. Foi nesse contexto que Xamã, com apenas dois meses de vida, foi resgatado em uma fazenda de Sinop (MT), um dos polos do agronegócio no país. Desidratado, sozinho e sem chances de sobrevivência, ele recebeu os primeiros cuidados e foi transferido para um recinto de reabilitação na Amazônia, mantido pelo Onçafari.
O documentário retrata sua evolução e momentos marcantes da jornada de Xamã de volta à natureza, como quando a equipe se emociona ao passar pelo local onde ele foi resgatado, a comemoração dos especialistas ao notar a mudança em seu comportamento e, por fim, o aguardado momento da soltura.
A produção conta com depoimentos de especialistas que participaram do resgate e reabilitação de Xamã, incluindo a médica veterinária e professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Elaine Dione, o coordenador de reintrodução do Onçafari, Leonardo Sartorello, e a bóloga da Proteção Animal Mundial, Júlia Trevisan.
Lançamento do documentário
Evento: Ponto Animal – edição especial Gira de Verão
-
Data: 22 de fevereiro de 2025
-
Local: Centro Histórico de Paraty – estacionamento da Igreja da Matriz
-
Horário: 16h às 22h
-
Exibição do documentário: 19h, 20h, 21h e 22h (projeção na parede da Igreja da Matriz)
Além da exibição do filme, o Ponto Animal contará com diversas atividades gratuitas para o público. As crianças poderão se divertir no Espaço Kids, com aplicação de tatuagens temporárias, desenhos para colorir e bonecos infláveis de lobo-guará e onça-pintada. Também haverá monitores e voluntários para conversar sobre conservação da vida silvestre com visitantes de todas as idades.
Defaunação não, refaunação já!
"Xamã - No Rastro da Onça" integra nossa campanha sobre os impactos do agronegócio na fauna silvestre, destacando a importância da refaunação para o equilíbrio dos ecossistemas. Também lançamos a música "Defaunação", com letra de Carlos Rennó e composição de Péricles Cavalcanti, interpretada por Ney Matogrosso, Zahy Tentehar, Frejat, Letrux e Mahmundi. A canção está disponível nas principais plataformas de streaming e reforça a urgência de proteger a fauna brasileira.
Outros documentários produzidos por nós, como "BR-163 - Progresso para quem?", que denuncia o desmatamento e o sofrimento animal causado pelo agronegócio, e "As vítimas invisíveis da crise climática", que mostra os impactos da seca e das enchentes em animais silvestres e de criação, também evidenciam como a degradação ambiental afeta diretamente o bem-estar animal.
Ficha Técnica:
-
Realização e produção: Proteção Animal Mundial em parceria com Onçafari
-
Direção de fotografia e som direto: Noelly Castro
-
Direção de pós-produção: Bijari, Rodrigo Araújo, João Rocha, João Generoso, Mariano Moreno
-
Edição e cor: Guilherme Santos Peres
-
Edição musical e mixagem: Cordel Áudio
-
Imagens de câmera trap: Onçafari
-
Duração: 15 minutos