
Encontro do Observatório do Clima reforça compromisso para a COP30 em Belém
Notícias
O Encontro do Observatório do Clima aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro, em São Paulo, reunindo quase 200 representantes de 103 organizações
Nossa equipe marcou presença no Encontro Anual do Observatório do Clima (OC) para contribuir com os debates sobre estratégias de enfrentamento à crise climática e a importância de incluir a proteção da fauna e dos ecossistemas nessa agenda.
Esta edição foi a maior já realizada pela rede desde sua fundação em 2002 e teve como foco a preparação para a COP30, Conferência do Clima da ONU, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).
A nossa participação reforça a importância de integrar a questão animal às discussões climáticas, especialmente diante do impacto significativo da agropecuária industrial sobre o desmatamento e as emissões de gases de efeito estufa.
"O Observatório do Clima tem sido um dos principais espaços da sociedade civil na defesa do meio ambiente e no debate climático. Nossa participação reforça a necessidade de conectar as questões de bem-estar animal à agenda climática e de proteção dos ecossistemas, a fim de promover uma transição justa dos sistemas alimentares.", afirma Nara Perobelli, nossa Gerente de Campanhas Climáticas.
Nosso compromisso é enfatizar a necessidade de incluir práticas de proteção aos animais e ecossistemas, como a produção agroecológica e a refaunação, enquanto as estratégias de combate à emergência climática.
“Um grande desafio para a presidência brasileira na COP 30 é o avanço das negociações em temas chave, como adaptação e financiamento climático. O Brasil precisa assumir a liderança na transição dos sistemas alimentares, especialmente com a COP 30 realizada no país, e o Observatório do Clima tem um papel fundamental para garantir a participação da sociedade civil nestes espaços”, destaca Natália Figueiredo, nossa Gerente de Políticas Públicas.
O evento também foi marcado pela renovação da coordenação do Observatório do Clima, com a inclusão de representantes indígenas e quilombolas, ampliando a diversidade e fortalecendo a representatividade na luta contra a crise climática.
Nós seguiremos engajados nos debates e mobilizações até a COP30, buscando garantir que a proteção dos animais seja reconhecida como parte essencial da solução climática global.