A tiger being used as a photo prop at a tourist venue

Lembra do Tiger Temple? A empresa polêmica planeja abrir outra atração com tigres

Notícias

Em 2016, o Tiger Temple foi fechado na Tailândia após descobertas horríveis envolvendo tráfico e dezenas de filhotes mortos

Nossa equipe de investigação descobriu recentemente que a empresa por trás do controverso Tiger Temple mudou seu nome para Golden Tiger (Thailand) Co. Ltd. e planeja abrir uma nova atração com uso de tigres para entretenimento.

As obras já começaram em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia.

Dadas as condições deploráveis do antigo Tiger Temple, que culminaram em seu fechamento, exigimos que o governo tailandês não conceda a licença plena para zoológicos – necessária para se abrir um novo estabelecimento turístico.

a_large_model_tiger_at_proposed_venue_site

O antigo Tiger Temple na província de Kanchanaburi, Tailândia

Licença provisória

O Golden Tiger (Thailand) Co Ltd já possui uma licença provisória para seu novo negócio, que foi transferida do Tiger Temple Co Ltd..

Nosso medo é que eles consigam uma licença plena para atuarem como zoológico. Para isso, a empresa precisa atender 11 condições específicas nos próximos seis meses.

Isso inclui fornecer recintos considerados grandes o suficiente para tigres e acompanhamento veterinário. O preocupante é que essas condições não proíbem a reprodução em cativeiro ou interações cruéis entre turistas e os animais.

tiger_used_for_selfies_prodded_with_stick_-_million_year_stone_park

Turista tira foto ao lado de tigre em uma das atrações com vida silvestre na Tailândia

Nossos colegas na Tailândia estão em contato constante com o Departamento Nacional de Parques (DNP) do país e já enviaram dois pedidos formais para que a licença não seja concedida e para que a reprodução em cativeiro não seja permitida.

Descobertas chocantes

O Tiger Temple, uma das atrações turísticas mais famosas da Tailândia devido à sua grande coleção de tigres, chegou a ter pelo menos 147 tigres em 2016.

Após anos de denúncias, acusando-os de reprodução ilegal e tráfico de tigres e suas partes (pele e dentes), mais de 500 oficiais do DNP invadiram a propriedade em maio do ano passado. Eles encontraram congeladores cheios com dezenas de filhotes mortos e peles de tigres, amuletos e pingentes feitos com dentes.

Foram confiscados 147 animais vivos, que continuam sob custódia do DNP.

Investigações em andamento

O Tiger Temple está sendo oficialmente investigado por tráfico ilegal de animais silvestres. A nossa preocupação é que se receber uma licença plena para zoológicos, mais tigres sejam colocados em perigo.

No ano passado, entregamos uma petição ao DNP, exigindo que todos os cativeiros de tigres na Tailândia fossem investigados. As 32.000 assinaturas também pediam para que o governo da Tailândia banisse a reprodução comercial de tigres que não beneficiasse a conservação da espécie na natureza.

Crueldade extrema

O Dr. Jan Schmidt-Burbach, nosso consultor sênior em veterinária e vida silvestre, disse:

"Os estabelecimentos de reprodução de tigres não têm nada a ver com conservação – só proporcionam um sofrimento extremo para esses animais silvestres, que são forçados a viver em condições deploráveis”.

TripAdvisor lucra com a crueldade contra animais

"Essas atrações turísticas precisam ser impedidas, porque têm relação direta com o tráfico de animais silvestres".

Uma vida de sofrimento

Em 2016, lançamos o relatório Expondo selfies com tigres sobre a exploração de animais para entretenimento na Tailândia. Nosso estudo mostrou um aumento de 33% no número de tigres presos em cativeiro, num período de 5 anos.

Os maiores problemas, em termos de bem-estar animal, que os investigadores encontraram nas atrações turísticas expostas pelo relatório incluíam:

  • Filhotes de tigre separados de forma cruel das suas mães, em apenas duas ou três semanas após seu nascimento
  • Jovens filhotes usados como “acessórios” em fotos de turistas, expostos constantemente e sendo manipulados centenas de vezes ao dia, incorretamente, o que pode gerar estresse e ferimentos
  • Tigres sendo punidos para impedir comportamentos agressivos indesejados
  • A maioria dos tigres sendo mantida em pequenas jaulas de concreto ou ambientes inóspitos, com acesso limitado a água fresca
  • Problemas de comportamento em 12% dos tigres observados, que incluíam morder a cauda

O Dr. Schmidt-Burbach acrescentou: "Turistas precisam se conscientizar de que aquela chance única de ficar perto de um tigre causa uma vida inteira de sofrimento. Tirar uma selfie com um tigre é cruel, não façam isso".

Animais silvestres não são entretenimento

Todos os dias, milhares de animais silvestres sofrem em nome do entretenimento.

Frequentemente as pessoas desconhecem os maus-tratos que tigres e outros animais enfrentam nos bastidores das atrações turísticas.

Para que não seja perigoso segurá-los, filhotes são tirados de suas mães poucas semanas após nascer. As condições são horríveis – os tigres são frequentemente mantidos acorrentados ou em gaiolas pequenas, insólitas. Esses animais são punidos ou espancados durante o treinamento para que sejam mantidos sob controle.

Uma alternativa melhor

Em 2014, uma pesquisa da Proteção Animal Mundial mostrou que 93% dos turistas brasileiros frequentam atrações de vida silvestre por amar os animais ou para se divertir. Os mesmos turistas, ou melhor, 85% deles disseram que veriam animais na natureza se tivessem a oportunidade.

Quer ser um turista amigo dos animais? Baixe o nosso guia.

Turistas precisam se conscientizar de que aquela chance única de ficar perto de um tigre causa uma vida inteira de sofrimento

Saiba mais