Protegendo os elefantes: acampamentos na Tailândia receberão apoio financeiro e técnico
Notícias
Projeto da Proteção Animal Mundial ajudará os locais a se recuperarem da crise causada pela pandemia e a melhorarem o bem-estar dos animais
A atual crise causada pela pandemia de COVID-19 teve um sério impacto na indústria do turismo, colocando em risco a vida de centenas de elefantes mantidos em acampamentos na Tailândia e a das pessoas ligadas a eles. Mas a crise também trouxe uma oportunidade de mudança para esses animais.
Com o apoio de doadores, iniciamos o projeto “Construindo um futuro melhor para os elefantes” (em inglês, Build Back Better for Elephants), que oferecerá apoio financeiro e técnico às instalações turísticas com elefantes em todo o país pelo período de seis meses. O dinheiro será destinado à alimentação e cuidados médicos aos elefantes, mas também levará alívio a seus cuidadores, os mahouts, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade.
“A atual crise da pandemia de COVID-19 teve um sério impacto na indústria do turismo global. Quando o turismo é interrompido, elefantes, mahouts e outras partes envolvidas correm o risco de perder seu único meio de sobrevivência”, explica Na Sangthong, diretora de nosso escritório na Tailândia.
Para receber o financiamento, o acampamento de elefantes deve se comprometer a melhorar suas operações, oferecendo altos padrões de bem-estar para os elefantes e desenvolvendo um plano de negócio sustentável. Além disso, a instalação deve ter registro nos órgãos governamentais e cumprir todas as leis trabalhistas da Tailândia.
As inscrições para o projeto acontecem até o dia 28 de fevereiro e os selecionados serão anunciados em 1ª de maio de 2020.
Turismo seguro para elefantes e pessoas
Contribuímos de forma contínua para que os acampamentos de elefantes na Tailândia mudem suas operações e ofereçam altos padrões de bem-estar aos animais.
Em 2018, uma das maiores atrações do país, ChangChill (antes conhecida como Happy Elephant Care Valley), passou a adaptar suas instalações para oferecer experiências responsáveis e éticas com a vida silvestre. A primeira grande transformação foi acabar com o contato direto entre turistas e elefantes. Com nosso novo projeto, queremos que outros acampamentos façam mudanças importantes por esses animais.
Eliminar atividades como passeio, banhos e shows com elefantes significa protegê-los de uma vida de sofrimento e crueldade. Atrações que envolvem interação com turistas usam métodos extremamente dolorosos e cruéis no treinamento desses animais, para que se tornem dóceis e submissos. Já em atrações éticas, onde os elefantes são observados à uma distância segura, essa crueldade não é necessária.
Faça sua parte
Se você puder montar, alimentar, dar banho ou assistir shows de elefantes, significa que esse animal passou por um processo cruel de treinamento para se tornar submisso o suficiente e executar o que é ordenado.
E agora que você sabe disso, pode escolher não contribuir com essa prática.
Descubra aqui como você pode ser um turista amigo dos animais e evitar atrações cruéis com a vida silvestre ao redor do mundo.
Eliminar atividades como passeio, banhos e shows com elefantes significa protegê-los de uma vida de sofrimento e crueldade.