Algoa Bay, na África do Sul, recebe título de Patrimônio das Baleias
Notícias
O local recebeu a acreditação de Whale Heritage Sites, tornando a África do Sul o único país do mundo com dois locais credenciados.
Algoa Bay, na África do Sul, é a mais recente localidade a receber o título de Patrimônio das Baleias (Whale Heritage Sites - WHS, em Inglês).
O Whale Heritage Sites é um modelo de acreditação global desenvolvido pela Aliança Mundial pelos Cetáceos (World Cetacean Alliance, em inglês) e apoiado por nós, da Proteção Animal Mundial.
O objetivo desse método é reconhecer destinos excepcionais que oferecem e celebram a observação responsável e sustentável de baleias e golfinhos selvagens, oferecendo, assim, à indústria do turismo uma maneira de proteger a vida silvestre marinha e apoiar práticas sustentáveis.
Algoa Bay se junta a outros quatro locais acreditados: área marinha de Tenerife-La Gomera (Espanha), Dana Point (Estados Unidos), Hervey Bay (Austrália) e The Bluff (África do Sul).
"Tornar-se um Patrimônio das Baleias irá garantir que os visitantes da área marinha de Algoa Bay estão contribuindo com destinos que celebram o patrimônio natural, protegem os animais silvestres e constroem uma conexão entre os residentes e a vida marinha", comenta Llyod Edwards, proprietário da empresa Raggy Charters/The Baywatch Project e membro do Comitê Diretor do novo local reconhecido como WHS.
Com esta acreditação, Algoa Bay passa a oferecer à indústria do turismo mais uma opção de destino quando o objetivo é apoiar locais sustentáveis e, também, criar um local para as comunidades celebrarem a vida marinha, o patrimônio e a biodiversidade.
Turismo ético: a melhor maneira de ver baleias e golfinhos
O status de Whale Heritage Sites (em tradução livre, Local de Patrimônio das Baleias) possibilita aos turistas escolher destinos responsáveis para a observação de baleias e golfinhos de maneira fácil. Isso porque, ao ter a acreditação, a atração é reconhecida por oferecer às pessoas uma experiência com baleias e golfinhos em seu habitat natural, de forma autêntica e respeitosa.
"O credenciamento de Algoa Bay como um novo local de Patrimônio das Baleias é imensamente importante na proteção da vida selvagem na África do Sul. Ele mostra que existe uma alternativa viável e sustentável para atrações cruéis, como locais com golfinhos em cativeiro e outras atrações com animais silvestres", afirma Nick Stewart, Diretor Global de Campanhas da Proteção Animal Mundial.
Um lar único para golfinhos
A cidade de Porto Elizabeth, onde Algoa Bay está localizada, é uma joia escondida na África do Sul para observação de baleias, golfinhos e outros animais selvagens.
A região recebe visitas sazonais de baleias-francas-austrais, baleias-jubartes e de golfinhos-corcunda-indo-pacífico. A área também contém a maior colônia de reprodução de pinguins africanos do mundo. Outras espécies residentes são os golfinhos comuns, golfinhos nariz-de-garrafa, baleias-de-bryde e atobás-do-cabo.
Um aspecto único em Algoa Bay é o grande número de golfinhos-roazes-do-índico - são grupos de até 800 indivíduos encontrados em passeios marítimos. Um projeto de pesquisa científica, iniciado nos anos 90, estima que existam aproximadamente 30 mil golfinhos da espécie.
Requisitos para a acreditação
Para se qualificar para esta acreditação global, os locais devem atender a critérios definidos que reconhecem seu compromisso com a conservação de cetáceos por meio de interações responsáveis com os animais silvestres e a sustentabilidade. Isso inclui:
- Encorajar a coexistência respeitosa entre humano e cetáceos;
- Celebrar os cetáceos;
- Praticar a sustentabilidade ambiental, social e econômica;
- Pesquisar, educar e conscientizar.
Para atender aos critérios de Whale Heritage Sites, os destinos devem levantar e apurar informações sobre as populações locais relevantes de cetáceos - incluindo sua situação atual, quantidade de indivíduos, biologia, habitat, comportamento e bem-estar animal.
Um novo futuro para o turismo
Locais Patrimônios das Baleias são destinos onde cetáceos (como baleias, golfinhos e botos) são abraçados pela vida cultural, econômica, social e política das comunidades associadas e onde pessoas e os animais coexistem de forma autêntica e respeitosa.
À medida que o turismo volta a ser retomado, os turistas que visitarem Algoa Bay saberão que estão participando de uma atividade única, que respeita e protege os animais marinhos.
O credenciamento de Algoa Bay como um novo Local de Patrimônio das Baleias é imensamente importante na proteção da vida selvagem na África do Sul. Ele mostra que existe uma alternativa viável e sustentável para atrações cruéis, como locais com golfinhos em cativeiro e outras atrações com animais silvestres.