El turismo responsable evita la matanza del delfín rosado

Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis)

O boto-cor-de-rosa, integrante do folclore brasileiro, pertence à família das baleias e golfinhos e é a maior espécie de golfinho fluvial do planeta. Destacando-se por suas nadadeiras peitorais avantajadas. Essa característica física permite manobras ágeis, inclusive movimentos para trás.

Habitat e Hábitos

O boto-cor-de-rosa habita os rios amazônicos, dividindo-se em três populações distintas em termos de localização geográfica. Presentes na bacia Amazônica, no alto do rio Madeira e na bacia do rio Orinoco, esses animais espalham-se por diversos países, como Brasil, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.Os botos da Amazônia estão diminuindo pela metade a cada dez anos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O boto-cor-de-rosa, classificado como “em perigo” pela IUCN, enfrenta sérias ameaças, com a população em declínio devido principalmente à captura para uso de carne como isca na pesca de piracatinga, proibida no Brasil, mas ainda presente em países fronteiriços.

Régua da IUCN classifica o boto-cor-de-rosa como em perigoRégua da IUCN classifica o boto-cor-de-rosa como em perigo

Além disso, a espécie sofre com o risco da poluição química nos rios amazônicos por estarem no topo da cadeia alimentar, atropelamentos por barcos, encalhes com a seca dos rios, capturas acidentais por redes de pesca, afogamentos/sufocamentos causados por lixo e a construção de barragens, já que a espécie transita por grandes territórios.  

Apesar da proibição da pesca do boto desde 1967, a caça ainda é comum, isso intensifica o impacto sobre os botos, que são erroneamente associados à pescadinha nos mercados colombianos e japoneses.

Proteja o Boto-cor-de-rosa

As interferências humanas e as mudanças climáticas exigem atenção imediata. Vamos proteger esses mamíferos aquáticos e assegurar que continuem a fazer parte do nosso presente. 

Xamã, a rescued jaguar and victim if the wildfires in Brazil, is pictured in a transportation cage to his new wild enclosure.

Faça a diferença!

Apoie o trabalho da Proteção Animal Mundial

Para que mais filhotes como o Xamã tenham uma segunda chance, precisamos da sua doação. Junte-se a nós na luta pela preservação das onças-pintadas e de outros animais em risco. 

Referências

União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas: Sotalia fluviatilis. Disponível em: https://www.iucnredlist.org/species/10831/50358152. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Boto-cor-de-rosa. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/assunto/temas/animais/mamiferos/mamifero-marinho/golfinhos/boto-cor-de-rosa. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Boto-cor-de-rosa: a lenda do animal que se transforma em humano e outras curiosidades. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2023/07/boto-cor-de-rosa-a-lenda-do-animal-que-se-transforma-em-humano-e-outras-curiosidades-0. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  

O ECO. O futuro do boto-cor-de-rosa e as lições aprendidas na tragédia do baiji. Disponível em: https://oeco.org.br/reportagens/o-futuro-do-boto-cor-de-rosa-e-as-licoes-aprendidas-na-tragedia-do-baiji/. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA (INPA). Disponível em: https://www.gov.br/inpa/pt-br. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.