Capivara se alimentando tranquilamente

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

A Capivara, maior roedor vivo do mundo, é uma espécie adaptável encontrada em toda a América do Sul, exceto no Chile, e em alguns territórios da América Central e do Norte, estendendo-se até o sul dos Estados Unidos. Adultas, as capivaras pesam cerca de 55 kg, medem mais de um metro de comprimento e têm entre 50 e 62 centímetros de altura, sendo frequentemente comparadas a "porquinhos-da-índia" gigantes.

  • Capivara deitada mostrando seus enormes dentes
  • Capivara em seu típico comportamento dócil, na companhia de um jacaré
  • Família de capivaras passeando próximo a um lago

Risco de extinção

A capivara integra a categoria pouco preocupante no que tange a classificação de espécies ameaçadas. A Organização Internacional de Conservação informa que a capivara é caçada por sua carne e pele, que é valorizada na América do Sul pela indústria de couro. Ocasionalmente, o animal também é usado como isca para presas maiores.

Há pouca probabilidade de que suas populações diminuam no ritmo que a espécie qualifique-se como ameaçada de extinção. Entretanto, a IUCN adverte que seu habitat está em perigo principalmente pela urbanização acelerada e, em menor escala, pela caça.

O caso Filó 

Capivaras famosas na internet estão se tornando cada dia mais comuns. Em 2023, um Tiktoker do AM que mostrava sua rotina com a capivara Filó foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama e precisou entregar seus animais silvestres de estimação para as autoridades. 
 
O caso dividiu opiniões entre os internautas e teve até invasão de delegacia para a libertação do animal. Uma cafeteria no Japão também vem oferecendo a experiência de estar em um ambiente compartilhado com os “porquinhos da índia gigantes”. 

Por mais bonitinhos que os vídeos de capivara em convívio com humanos possa parecer, essa é uma conduta estressante para o animal e ilegal em todo o Brasil. . Além disso, conteúdos como esses, acabam estimulando o tráfico de silvestres, por aumentar a demanda por esses pets exóticos.  

A melhor maneira de cuidar das capivaras é apoiar iniciativas e organizações que zelam pela fauna silvestre. 

Xamã, a rescued jaguar and victim if the wildfires in Brazil, is pictured in a transportation cage to his new wild enclosure.

Faça a diferença!

Apoie o trabalho da Proteção Animal Mundial

Para que mais filhotes como o Xamã tenham uma segunda chance, precisamos da sua doação. Junte-se a nós na luta pela preservação das onças-pintadas e de outros animais em risco.