Faça a diferença!
Apoie o trabalho da Proteção Animal Mundial
Para que mais filhotes como o Xamã tenham uma segunda chance, precisamos da sua doação. Junte-se a nós na luta pela preservação das onças-pintadas e de outros animais em risco.
O lobo-guará destaca-se como o maior canídeo da América do Sul, com uma figura majestosa e uma pelagem avermelhada que se camufla habilmente em seu habitat no Cerrado. Suas pernas longas e focinho estreito contribuem para sua agilidade, enquanto sua cauda é longa e peluda, conferindo-lhe uma elegância única.
O lobo-guará é reconhecido por seu comportamento solitário e arisco. Habita o Cerrado, um bioma que, embora responsável por uma vasta diversidade biológica, enfrenta ameaças significativas devido ao desmatamento intenso causado pelas atividades do agronegócio. A variação na precipitação anual do Cerrado impacta diretamente na alimentação do lobo-guará, levando a mudanças em seus hábitos alimentares durante as estações seca e chuvosa.
O lobo-guará desempenha um papel crucial na manutenção do ecossistema do Cerrado. Sua dieta, que inclui o fruto da lobeira, é um exemplo notável de como os animais e as plantas estão interligados. A passagem das sementes pelo trato digestório do lobo-guará não apenas favorece a germinação da lobeira, mas também influencia positivamente na ecologia do bioma.
Fruto da lobeira (Solanum lycocarpum)
Régua da IUCN mostra o lobo-guará como ameaçado de extinção
Atualmente, o lobo-guará é classificado como quase ameaçado de extinção. A destruição do Cerrado, marcada por desmatamento e fragmentação de habitats, coloca em risco a sobrevivência dessa espécie emblemática. A ampla fragmentação dos remanescentes de Cerrado, devido à expansão agrícola e urbanização, expõe os lobos-guarás a perigos como atropelamentos, caça e afogamento em canais de irrigação. Desmate e seca tornam os canais de irrigação das lavouras em armadilhas mortais para várias espécies, inclusive em risco de extinção, como mostra a reportagem de O Eco.
Essa situação, infelizmente, nos alerta que são vários os tipos de ameaças que um silvestre pode ser submetido em nome da atividade agrícola e pecuária industriais.
Apoie o trabalho da Proteção Animal Mundial
Para que mais filhotes como o Xamã tenham uma segunda chance, precisamos da sua doação. Junte-se a nós na luta pela preservação das onças-pintadas e de outros animais em risco.
IUCN Red List: Chrysocyon brachyurus. Disponível em: [https://www.iucnredlist.org/species/4819/88135664]. Consulta realizada em 05 de dezembro de 2023.
Artigo Científico:Motta Júnior e Lombardi (1993). Disponível em: [https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/2400/2/9658523.pdf]. Consulta realizada em 05 de dezembro de 2023.
WWF Brasil: Lobo-Guará. Disponível em: [https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/especie_do_mes/dezembro_lobo_guara/]. Consulta realizada em 05 de dezembro de 2023.
Biodiversity4All: Dispersão de sementes da lobeira. Disponível em: [https://www.biodiversity4all.org/taxa/347865-Solanum-lycocarpum]. Consulta realizada em 05 de dezembro de 2023.
Reportagem O Eco: Relação com produção de soja. Disponível em: [https://oeco.org.br/reportagens/lobos-guara-e-outros-animais-morrem-afogados-em-canais-de-irrigacao/]. Consulta realizada em 05 de dezembro de 2023.
Reportagem O Eco: Lobos-guará e outros animais morrem afogados em canais de irrigação. Disponível em: [https://oeco.org.br/reportagens/lobos-guara-e-outros-animais-morrem-afogados-em-canais-de-irrigacao/]. Consulta realizada em 05 de janeiro de 2024.
Crédito imagens
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Maned_Wolf_by_Trisha_8.jpg
Ltshears, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons
https://www.flickr.com/photos/8070463@N03/47296358562
Tambako The Jaguar