Os produtores e distribuidores de pescado têm um enorme papel a desempenhar no combate ao problema dos "petrechos fantasmas" - nome dado aos equipamentes de pesca perdidos ou abandonados.
Acreditamos que nossos oceanos e a vida marinha precisam ser protegidas e que as empresas de pescado podem ser parte da solução.
Algumas companhias já estão agindo para ajudar a vida marinha. E está funcionando. Agora, queremos que mais delas também tomem uma atitude.
O problema da pesca fantasma está cada vez pior. Como resultado, os animais marinhos estão sofrendo. Quando baleias e focas ficam emaranhadas ou engolem pedaços de plástico provenientes de equipamentos de pesca, elas podem sofrer com má nutrição e mutilações, causando sua morte de forma lenta e dolorosa.
Nosso relatório Fantasmas sob as ondas (em inglês) constatou que 80% dos maiores fornecedores mundiais de pescado não estão fazendo, de forma efetiva, a gestão de petrechos de pesca abandonados, perdidos ou descartados.
Apenas três empresas - Young's, Tri Marine e Thai Union - estabeleceram práticas de gerencimanto do problema ou participam de projetos de combate à pesca fantasma.
Menos da metade dos companhias de pescado tem políticas que realmente abordam o lixo e a poluição nos oceanos.
Compartilhe nosso post nas redes sociais e peça a mais empresas pesqueiras que protejam nossos oceanos e os animais que neles habitam.
O problema da pesca fantasma
A pesca fantasma está afetando milhares de animais marinhos ao redor do mundo e transformando os oceanos em armadilhas mortais. Nosso relatório aponta que:
- desde 2012, o número de espécies afetadas por lixo marinho aumentou mais de 23%;
- mais da metade dos macroplásticos medidos por peso estão ligados à pesca;
- a pesca fantasma contribui para um declínio estimado de 5% a 30% das populações de peixe marinhos;
- cerca de 92% dos contatos entre animais marinhos e detritos, incluindo redes de pesca fantasmas, envolvem plástico;
- quase metade das espécies ameaçadas são impactadas pela pesca fantasma.
Precisamos da sua ajuda para informar o maior número de pessoas sobre o grave problema da pesca fantasma e pedir às empresas de pescado que façam parte da solução. Compartilhe nossa mensagem no Facebook.