Você sabe se os restaurantes que frequenta têm compromissos com o bem-estar dos animais?
Com as granjas se tornando cada vez mais industrializadas e intensivas para alimentar a crescente demanda global por carne de frango barata, essas aves são selecionadas para crescer até três vezes mais rápido que as linhagens tradicionais em um curto espaço de tempo. Devido ao seu tamanho e à velocidade de crescimento, eles enfrentam um sofrimento terrível, como:
- Problemas locomotores muito dolorosos
- Corações e pulmões sobrecarregados
- Feridas, incluindo lesões de pele e nos pés
Superlotação
No final das curtas vidas dos frangos, as granjas estão tão superlotadas que cada animal passa a viver em um espaço menor que uma folha de papel A4.
Ambiente pobre e desolador
A maioria dos galpões de criação intensiva de frangos não têm nada além de fileiras de ração e bebedouros.
Os frangos ficam impossibilitados de expressar seus comportamentos naturais, como se empoleirar, ciscar, explorar o ambiente e tomar banho de areia. Essas atividades normalmente os manteriam ativos e saudáveis. Sem elas, as aves podem sofrer tanto física, quanto psicologicamente.
A maioria dos frangos criados de forma intensiva passa a vida em galpões fechados e sem luz natural. Isso quer dizer que eles se movimentam menos, o que pode levar a problemas nas pernas e até a dificuldades de locomoção.
Nossas recomendações
As melhorias propostas no nosso relatório para melhorar a vida dos frangos criados em granjas industriais intensivas podem ser facilmente introduzidas na maioria dos sistemas existentes:
- Fornecer 'enriquecimento' - poleiros ou plataformas, além de grãos inteiros ou outros materiais para bicar. A cama (substrato) no chão é essencial para o banho de areia, o conforto e a saúde das penas e dos pés - todos comprovadamente ajudando os frangos a expressarem seus comportamentos naturais
- Pelo menos seis horas de escuro contínuo por dia - permitindo às aves um desenvolvimento saudável e tempo de descanso natural em vez de períodos mais curtos de escuro e com iluminação constante
- Uso de linhagens de crescimento mais lento com resultados comprovados de bem-estar animal para evitar os problemas de saúde causados pelo crescimento rápido
- Menos aves por área - no máximo 30kg/m2 permitiria que os frangos se mexam e abram suas asas, utilizaria melhor os enriquecimentos e reduziria os problemas nas pernas.
Como as redes de fast-food estão se comprometendo com o bem-estar dos frangos no Brasil:
Nenhuma das redes de fast-food a seguir assumiu compromissos com o bem-estar dos frangos no Brasil. Burger King e Subway atendem a todos os critérios de bem-estar no Canadá e Estados Unidos e o KFC, no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Holanda, Bélgica e Suécia.
Já o McDonald’s não atende aos critérios de densidade e crescimento saudável, mas atende aos demais nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Irlanda, Holanda, Polônia, Rússia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça e Reino Unido.
A rede Nando’s, que não está presente no Brasil, atende a todos os critérios somente no Reino Unido.