Pig Factory Paola Rueda

O papel das empresas

Sistemas alimentares

Percepção do consumidor sobre o bem-estar animal

Confira o relatório "Consumo às cegas" para saber mais sobre a percepção dos consumidores em relação ao bem-estar dos animais de fazenda e seus hábitos de compra e consumo de carne, leite e ovos.

E os compromissos das empresas e marcas que você mais compra em relação ao bem-estar dos animais de fazenda?

 

Estar informado sobre estas questões e entender quais são os compromissos públicos que as empresas manifestam quanto ao bem-estar dos animais de fazenda é um passo importante para um consumo mais consciente.

 

Para te ajudar, apoiamos um ranking anual, de forma independente e objetiva, que avalia e classifica como as principais empresas do setor de alimentação tratam os animais que comercializam, com base em seus compromissos públicos, objetivos e relatórios de desempenho.Trata-se do BBFAW (Business Benchmark on Farm Animal Welfare), considerado o documento mais confiável e abrangente sobre a atuação do setor corporativo em bem-estar animal.

 

Em 2020, o ranking avaliou 150 empresas, em 24 países, que foram classificadas entre os níveis 1 a 6 - sendo o nível 1 o melhor, e 6 o pior. Desde 2012, o BBFAW analisa a gestão e o desempenho das maiores empresas alimentícias do mundo em 37 critérios distintos e objetivos, distribuídos nos seguintes pilares:

 

  • Compromisso de gestão
  • Governança e gestão
  • Liderança e inovação
  • Relatório de performance e impacto


A pontuação atribuída da seguinte forma:

Infographic

Das 150 empresas avaliadas, somente 23 tiveram o bem-estar animal como parte integrante de sua estratégia de negócios em 2020. Dentre estas, apenas cinco atuam no Brasil (Nestlé, Danone, Unilever, Barrilla e Marfrig), o que mostra que bem-estar ainda não é um tema prioritário para as demais empresas.

 

Confira no gráfico abaixo a pontuação em 2020 das empresas avaliadas que operam no Brasil. A posição das empresas refere-se à pontuação global e não apenas a suas respectivas atuações no país:

A graph on different companies

Produtores


Responsáveis pelo início da cadeia de produção, tudo começa com os produtores, é deles que vem a carne que é comercializada em supermercados e restaurantes. São eles que podem aplicar práticas com altos níveis de bem-estar em suas fazendas e granjas, ao implementar políticas de procedimentos e oferecer treinamento especializado recomendados por organizações de saúde e bem-estar animal, como a Proteção Mundial Animal.

 

Confira abaixo o quanto as marcas produtoras brasileiras investiram em bem-estar em 2020:

Infographic

Supermercados


As redes de supermercados comercializam carnes de diversos produtores, podendo exercer influência nos métodos praticados pelas empresas fornecedoras ao criar políticas de compra e venda relacionadas ao bem-estar animal. É na gôndola do mercado que os consumidores usam seu poder de compra e podem optar por produtos com altos níveis de bem-estar, mas isso só é possível se os produtos estiverem disponíveis.

 

Confira como as redes nacionais de supermercado se posicionam no ranking de bem-estar animal em 2020:

Infographic

Restaurantes


As redes de restaurantes comercializam toneladas de carne anualmente, mas pouco informam sobre a procedência da carne e de quais produtores compram. Essa informação é essencial para que os consumidores façam escolhas conscientes na questão de bem-estar animal. Sua escolha pode melhorar a vida de milhões de animais!

 

Informe-se sobre quais redes de fast-food praticam políticas relacionadas ao bem-estar animal:

Infographic

Qual o papel da Proteção Animal Mundial?


Enquanto organização que trabalha em prol do bem-estar animal, a Proteção Animal Mundial mostra às pessoas que há alternativas sustentáveis que levam em consideração o bem-estar dos animais. Além disso, a organização atua tanto no âmbito político, pressionando o governo a implementar legislação que fomente o bem-estar animal, quanto no corporativo, apresentando boas práticas aos produtores e estimulando a implementação nas empresas.

 

As campanhas da Proteção Animal Mundial para animais de produção trabalham para que diferentes empresas adotem compromissos públicos que garantam o maior bem-estar para os animais. As ações da organização são focadas em frangos e porcos.

 

Para entender mais sobre como as empresas tratam os animais no Brasil, baixe nossa cartilha sobre consumo consciente.

 

Baixar cartilha

 

Conheça mais sobre as nossas campanhas:

Mude pelos frangos

Com as granjas se tornando cada vez mais industrializadas e intensivas para alimentar a crescente demanda global por carne de frango barata, essas aves são selecionadas para crescer até três vezes mais rápido que as linhagens tradicionais em um curto espaço de tempo.

Mude a vida dos porcos

A granjas de suínos, estão cada vez mais industrializadas e intensivas para alimentar a crescente demanda global por carne barata.