Sanã-de-cara-ruiva (Laterallus xenopterus)
Esse pássaro fascinante apresenta as cores das asas com partes brancas, tem penugem marrom e pernas e bicos escuros. Mede cerca de 18 centímetros e é da família Rallidae. Seu nome científico, que vem do latim, significa ave com asas diferentes do gênero Rallus.
Hábitos e habitat
A sanã-de-cara-ruiva habita campos cerrados, em áreas úmidas e tem preferências por áreas de capinzal denso, onde provavelmente encontra alimentação, uma vez que pesquisadores observaram que essa ave depende de um micro-habitat formado por capim natural e uma fina lâmina d'água para sua sobrevivência. Pouco se sabe sobre sua reprodução, mas foram registrados filhotes dessa ave com penugem preta e com linhas brancas.
Contribuição para o meio ambiente
Como diversas outras aves, a sanã-de-cara-ruiva também desempenha um papel de extrema importância para o meio ambiente. No caso específico da ave em questão, por existir no Cerrado, ela é fundamental para manter este bioma. Dispersão de sementes e controle de pragas, entre outras funções, podem ser atribuídas à ela.
Risco de extinção
É classificada como "Vulnerável" pela IUCN. O crescimento das plantações da soja e do milho no Brasil Central representam uma séria ameaça à espécie. A destruição do Cerrado pelas atividades do agronegócio também afetam o habitat da sanã-de-cara-ruiva.
Crédto da imagem: Shutterstock
Referência:
www.wikiaves.com.br | www.iucn.org | www.worldanimalprotection.org.br