Faça sua doação!
Ajude a acabar com o sofrimento dos animais silvestres
Com o seu apoio, vamos lutar para que todos os animais tenham uma vida digna.
É endêmico do estado do Amazonas, por isso, também é conhecido como “sauim de Manaus”. Este pequeno macaco pertence à família dos micos. Em 2005 foi oficialmente decretado como o mascote de Manaus e em 20 outubro é conhecido por ser o seu dia oficial. Um adulto pode medir, da cabeça até a cauda, de 38 a 42 centímetros, pesando cerca de 550 gramas. Sua cauda tem a função de ajudar no seu deslocamento pelas árvores.
Este pequeno primata vive em grupos que podem ter de 2 até 12 outros macacos de sua mesma espécie. Pode ocupar uma área que varia entre 8 a 64 hectares e se alimenta de pequenos vertebrados como anfíbios, lagartos, ovos, filhotes de pássaros, frutos, néctar e flores. A fêmea pode parir de 1 a 2 filhotes que nascem com pelos brancos na cabeça e, com a passagem à vida adulta, perdem a pelagem e ficam com uma coloração de cor escura.
Nosso pequeno primata é um dispersor de sementes e ajuda na recomposição da floresta nativa, ou seja, ao se alimentar ele espalha as sementes de frutas e frutos que são fundamentais para manter a floresta de pé.
Está classificado como “Em Perigo Crítico de Extinção” pela IUCN, o que também afirma o Ministério do Meio Ambiente, que inclui o pequeno primata em lista oficial de animais que estão ameaçados de extinção. A expansão da região metropolitana onde esses animais vivem, além dos atropelamentos, choques nas redes elétricas, doenças por contato com os humanos, o risco de entrarem em conflitos com animais domésticos e, nas áreas mais verdes, as queimadas e o desmatamento do seu habitat natural, são as principais ameaças que ele enfrenta.
Ajude a acabar com o sofrimento dos animais silvestres
Com o seu apoio, vamos lutar para que todos os animais tenham uma vida digna.
Crédto da imagem: Shutterstock
Referência:
www.wikiaves.com.br | www.iucn.org | www.worldanimalprotection.org.br