Mutum-de-penacho (Crax fasciolata)
Seu nome científico “Crax” vem do latim e “fasciolata” significa “com faixas” ou “com bandas”. É uma ave com dimorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas têm um padrão físico diferente. O macho é preto com a região da barriga branca e a fêmea tem a plumagem preta listrada de branco, cabeça e pescoço preto, peito canela e barriga bege.
É uma ave galliforme, da família Cracidae. Conhecida também como mutum-pinima e mutum-pinicha (Pará e Maranhão), aqui no Brasil seu nome significa “mutum cheio de pintas” e mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pode pesar aproximadamente 3 quilogramas.
Hábitos e Habitat
Os filhotes do mutum-de-penacho já nascem espertos e de olhos abertos e sempre dormem debaixo das asas da mãe. Logo nos primeiros dias de vida, já treinam os seus primeiros movimentos. Passam a maior parte do tempo no chão, mas dormem em áreas altas, como galhos de árvores.
Se alimenta de frutos, folhas, brotos de plantas, insetos, pererecas, lagartixas e outros pequenos invertebrados. No Brasil está presente na região sul do rio Amazonas, na região entre o rio Tapajós e o Maranhão, no oeste de São Paulo, no Paraná e em Minas Gerais, além de também estar em regiões que ficam no centro do país.
Contribuição para o meio ambiente
A espécie possui grande relevância para a preservação ambiental, pois desempenha importantes funções ecológicas na manutenção de florestas e melhoria ambiental nas regiões onde vive. Além de ser dispersora de sementes, a ave também ajuda no controle do equilíbrio do ecossistema.
Risco de extinção
A ave está presente em diversas áreas brasileiras, sobretudo, nos biomas Cerrado e Amazônia e está classificada como Vulnerável pelo IUCN por causa da caça e também do tráfico de animais silvestres. O desmatamento, decorrente da conversão do habitat natural destas aves para ser usado para culturas aráveis, como plantação de soja usada para alimentar animais de produção e criação de pastagens - sinal do avanço desenfreado da agropecuária industrial - é uma séria ameaça que prejudica a distribuição da espécie.
Defenda nossos animais
Com seu apoio, podemos salvar espécies e habitats ameaçados.
Assine o ManifestoCrédto da foto: crédito: Shutterstock
Referências:
www.wikiaves.com.br | www.iucn.org | www.worldanimalprotection.org.br