WSPA disaster relief team member carries an animal on back

Celebrando 75 anos protegendo os animais

Doe agora

Há mais de sete décadas, temos a missão de mudar a forma como o mundo funciona para acabar com a crueldade e o sofrimento animal.

 

Uma história de proteção aos animais em todo o mundo

Sempre atuamos onde a necessidade de proteção animal é mais urgente. Desde a inauguração do nosso primeiro abrigo para animais vítimas de maus-tratos na Costa Rica até o apoio a clínicas veterinárias móveis para tratar cavalos e burros que trabalham em condições quentes e severas na Colômbia, Afeganistão e Camboja.

Já respondemos a centenas de desastres, ajudando milhões de animais afetados por enchentes, tornados, erupções vulcânicas, guerras e muito mais ao redor do mundo.

Hoje, temos 12 escritórios nacionais e um escritório internacional, atuando em mais de 47 países.

John Walsh rescue calf from floods, ‘Operation Gwamba’ Suriname
Em 1964, John Walsh e uma equipe de 42 membros da comunidade local resgataram 10.000 animais silvestres das enchentes. Conhecida como "Operação Gwamba", essa intervenção marcou a primeira de centenas de missões de ajuda em desastres que viriam a seguir.
WSPA conduct illegal wildlife trade investigation Belem City 1995
Gerardo Huertas e Neil Trent conduzindo uma investigação sobre o comércio ilegal de animais silvestres na cidade de Belém, às margens do rio Amazonas, em 1995.

Uma história de campanhas

Há mais de sete décadas fazemos campanhas por mudanças duradouras. Nossas posições são baseadas em pesquisas extensas e nossas opiniões são publicadas em relatórios que ganham destaque na grande mídia e em veículos influentes ao redor do mundo.

Realizamos investigações inovadoras, expondo alguns dos horrores que os animais enfrentam nas mãos dos seres humanos. Após seis anos de campanha, conseguimos que a Índia proibisse o comércio de pernas de rã nos anos 1980, salvando mais de 30 milhões de rãs por ano.

Na década de 1990, nossa campanha Libearty ajudou a proibir a dança dos ursos na Grécia, Turquia e Índia. Hoje, seguimos aumentando a pressão para impedir a criação de novas fazendas industriais, promover um sistema alimentar mais justo e sustentável e acabar com a exploração de animais silvestres, garantindo a eles o direito a uma vida livre, na natureza.

A women showing her hair with the libearty bear campaign logo
Uma de nossas campanhas mais duradouras e bem-sucedidas: Libearty, focada na exploração e no sofrimento dos ursos ao redor do mundo.
A retro campaign poster shows a minimal drawing of a bear alongside the name and slogan 'Libearty: The world campaign for bears'
Um pôster de campanha retrô: "Libearty: A campanha mundial pelos ursos"
Bears enjoy climbing tree at sanctuary 1992
Um urso resgatado desfruta do santuário da WSPA, inaugurado em 1995.
Two elephants embrace each other playfully with their trunks

Doe agora

Ao fazer uma doação, você se junta a um grupo apaixonado de apoiadores determinados a mudar o mundo para os animais. Estamos combatendo a crueldade animal onde quer que ela esteja — você está com a gente?

Doe agora

Uma história de ação global

Há muitos anos influenciamos organizações internacionais na proteção aos animais. Na década de 1980, conquistamos status consultivo junto às Nações Unidas e, nos anos 1990, passamos a ser representados no Conselho da Europa. Essas plataformas importantes nos permitem influenciar a forma como o bem-estar animal é percebido e legislado globalmente.

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente reconheceu oficialmente que o bem-estar animal e o meio ambiente estão intrinsecamente ligados. Em 2005, a Organização Mundial de Saúde Animal adotou os primeiros padrões globais para o bem-estar de animais de fazenda, garantindo que 167 países adotassem diretrizes sobre transporte de animais e métodos de abate mais humanitários.

Ao colocar o bem-estar de animais silvestres e de fazenda na agenda dessas organizações internacionais, conseguimos abrir diálogos que promovem as mudanças necessárias nos mais altos níveis.

A man holds a starving donkey boarding a WSPA rescue boat
Em 1999, John Walsh, da WSPA, e outros guiam os burros para o navio que os levará para seus novos lares em Santa Lúcia
A line of people and their dogs form behind the WSPA rescue team
El Salvador, 2001 — A WSPA respondeu a um terremoto com ajuda emergencial para animais, incluindo a construção de abrigos temporários, fornecimento de medicamentos e vacinação.

Uma história de colaboração

Temos uma trajetória rica e bem-sucedida de parcerias e construção de coalizões que promovem mudanças sistêmicas e duradouras. Em meados dos anos 2000, nosso programa Pet Respect apoiou ações de esterilização de cães e gatos em todo o mundo, castrando entre 20.000 e 30.000 animais de rua por ano.

Esse trabalho convenceu governos a abandonar métodos cruéis de controle populacional de cães e gatos, como envenenamento, eletrocussão e tiros. Programas de vacinação em massa contra a raiva em cães levaram países como o México a eliminarem oficialmente a transmissão da raiva de cães para humanos em 2019.

Na década de 2010, reunimos 80 organizações membros para formar a Global Ghost Gear Initiative, que atuou para interromper o descarte de equipamentos de pesca abandonados no mar, apoiar novas formas de removê-los dos oceanos e replicar com sucesso esforços locais de resgate de animais marinhos.

Jonathon Konuche talks to child who lost family to rabies
Como parte do programa piloto de vacinação com o governo do Quênia em 2015, Jonathon Konuche conversa com Linnet e seu filhote ainda sem nome. Ela perdeu um ente querido para a raiva.

Trabalhamos com quem compartilha nossos valores para dar visibilidade ao bem-estar animal em tudo o que fazemos. Também nos desafiamos — assim como nossos aliados e opositores — a fazer melhor, ir além e sermos o mais ambiciosos possível para criar a mudança que queremos ver.

Só trabalhando juntos poderemos virar o jogo. Apesar de o desafio ser imenso, a mudança é sempre possível. Essa é a nossa história. A história dos nossos apoiadores. 

Você vai nos ajudar a escrever o próximo capítulo? Junte-se à próxima geração de protetores dos animais.

Datas importantes

1950

A World Federation for the Protection of Animals (WFPA) foi fundada com o objetivo de pressionar governos na Europa e na África para melhorar o bem-estar animal e aumentar a conscientização sobre a situação dos animais.

1959

A International Society for the Protection of Animals (ISPA) foi criada. Com vínculos com a RSPCA do Reino Unido, concentrou-se em campanhas e resgates de animais, principalmente na América Latina, Europa e África.

1964

O agente de proteção animal da ISPA, John Walsh, resgatou 10.000 animais das enchentes no Suriname, lançando as bases para nosso trabalho de resposta a desastres ao redor do mundo.

1975

A WFPA e a ISPA concordaram em se fundir para formar uma grande organização internacional de proteção animal.

1981

Após um período de transição de seis anos, a fusão da ISPA com a WFPA foi concluída, dando origem à Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA).

1997

Adotamos um novo logotipo que simbolizava nosso trabalho e tornava nosso nome mais visível.

2014

Mudamos nosso nome para Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) para demonstrar de forma clara nosso propósito, missão e aquilo em que acreditamos.

2020

Lançamos nossa nova e ousada estratégia de 10 anos, com foco em garantir que os animais de fazenda tenham uma vida digna e para acabar com a exploração cruel de animais silvestres que são transformados em mercadorias.

Conteúdo relacionado

Animais silvestres

O que nós fazemos

Trabalhamos em todo o mundo para proteger e salvar animais silvestres e para mantê-los no lugar a que pertencem: na natureza.

Sistemas alimentares

O que nós fazemos

A maioria dos animais de fazenda vive em condições que lhes causam estresse e sofrimento.

Seja um protetor dos animais

Participe

Vamos juntos acabar com a crueldade animal em todo o mundo! Faça parte deste movimento de proteção animal.