Vaca leiteira em fazenda industrial

Incentivando leis sobre a senciência animal em todo o mundo

Blog

Por

A senciência animal é uma questão importante que, infelizmente, ainda não recebeu total reconhecimento e aceitação na legislação mundial.

Quando reconhecemos a senciência animal, aceitamos que os animais podem sentir emoções positivas e negativas. Entendemos que eles são capazes de vivenciar emoções positivas como alegria e entusiasmo. E também sabemos que eles podem sentir medo, dor e angústia. 

Reconhecer a senciência animal não é um conceito puramente teórico ou abstrato. Se aceitarmos que os animais podem sentir dor e angústia, entendemos que é nossa responsabilidade minimizar experiências que prejudicam os animais, como a pecuária industrial, o comércio de vida selvagem e as indústrias de entretenimento. 

Compreender a senciência animal também muda as nossas prioridades em relação à legislação sobre bem-estar animal. As proteções básicas dos animais podem proibir os maus-tratos físicos ou a violência, mas os seres sencientes exigem mais do que apenas estarem livres da dor física. 

A legislação sobre senciência animal exige que consideremos o bem-estar mental e emocional dos animais com quem partilhamos o nosso mundo. Vejamos os melhores exemplos até agora, e também alguns países com um longo caminho a percorrer. 

Diferentes legislações sobre senciência animal e bem-estar animal em todo o mundo 

Alguns países tomaram medidas significativas no sentido de incorporar a senciência animal na sua legislação sobre bem-estar animal. Confira quais são eles. 

Brasil 

Embora não haja reconhecimento formal da senciência animal na legislação, os princípios humanos relativos aos animais estão incorporados na Constituição do Brasil.  

O Capítulo VI, Artigo 225(1)(VII) da Constituição (de 1988) estabelece que o governo deve proteger a flora e a fauna de todas as práticas que submetam os animais a crueldades proibidas por lei. O governo, portanto, tem autoridade para lidar com questões de crueldade envolvendo qualquer categoria de animal. 

A Lei Federal 11.794/08 que cria o Conselho Nacional de Controle Regulatório de Experimentação Animal (CONCEA) representa uma mudança de paradigma no uso de animais para ensino e pesquisa no país.  

A lei prevê a análise crítica das reais necessidades dos animais de laboratório em situações experimentais e o exame ético pela sociedade da justificativa para o uso de animais. Cada instituição de pesquisa deve ter um comitê de ética para funcionar.

Reino Unido 

O Reino Unido chegou tarde à legislação sobre a senciência animal, mas a legislação que produziu é de alta qualidade. O Reino Unido aprovou a Lei do Bem-Estar Animal (Senciência) em abril de 2022. 

Antes desta data, os animais no Reino Unido tinham algumas proteções da legislação anterior. A Lei de Proteção aos Animais de 1911 e a Lei de Bem-Estar Animal de 2008 impediram formas específicas de prejudicar os animais, incluindo a proibição de brigas e iscas entre animais.  

Eles também impuseram o dever de cuidar dos proprietários e de qualquer pessoa responsável pelo bem-estar de um animal. Mas nenhum destes regulamentos reconhecia verdadeiramente que os animais eram sencientes e que as suas experiências eram válidas por si só. 

Estados Unidos 

Os Estados Unidos não têm atualmente quaisquer regulamentos sobre a senciência animal a nível federal, embora alguma legislação limitada reconheça que os animais são capazes de sentir dor e sofrimento. 

Alguns estados têm leis em vigor que tratam do sofrimento físico e psicológico dos animais e estabelecem regulamentos e limites sobre como e quando isso é permitido. No total, 46 estados consideram pelo menos alguns atos de crueldade crimes. 

A posição legal para os animais nos EUA é que eles são considerados propriedade e não seres sencientes nos seus próprios direitos.

Na legalização da Senciência Animal, animais selvagens, invertebrados e aqueles sem dono são frequentemente esquecidos. Crédito: Juliano Victor 

Na legalização da Senciência Animal, animais selvagens, invertebrados e aqueles sem dono são frequentemente esquecidos. Crédito: Juliano Victor 

França

A França foi uma verdadeira pioneira na área da proteção dos animais. Alguns animais foram designados como seres sencientes na Lei de Proteção da Natureza de 1976. 

A lei abrange apenas animais que tenham laços estreitos com os seres humanos, especificamente animais de companhia (animais de estimação), animais domesticados, animais em laboratórios e para fins científicos, e animais selvagens mantidos em cativeiro. 

O progresso continuou desde esses primeiros passos importantes. Em 2015, o Código Civil Francês alterou a categorização dos animais de “bens móveis” para “seres vivos dotados de senciência”. 

Embora este seja um desenvolvimento bem-vindo, continua a excluir animais selvagens, animais domesticados sem dono e todos os invertebrados. 

Nova Zelândia 

A Nova Zelândia também reconhece os animais como sencientes. A Estratégia de Bem-Estar Animal da Nova Zelândia deu o primeiro passo em 2013 e foi então incluída na legislação com a Lei de Alteração do Bem-Estar Animal em 2015. 

Além de reconhecer a senciência animal, o ato inclui consequências lógicas desse reconhecimento. Por exemplo, as pessoas são obrigadas a “cuidar adequadamente” do bem-estar dos seus animais. 

Canadá 

A senciência animal não é igualmente respeitada em todo o Canadá. Existem algumas referências limitadas à dor, sofrimento e angústia no Código Penal do Canadá, mas nenhuma referência aberta à senciência animal. A questão foi em grande parte transferida para as províncias e territórios individuais do Canadá. 

Algumas províncias, como Quebec, estão dando passos valiosos. Uma lei de Quebec de 2016 afirma que “Animais não são coisas. Eles são seres sencientes e têm necessidades biológicas”. 

Este ato não é perfeito, no entanto. Embora os animais domésticos devam ter as suas necessidades biológicas satisfeitas, os animais de criação só devem ser mantidos “de acordo com regras geralmente reconhecidas”. 

Existem algumas evidências de reconhecimento da senciência animal na jurisprudência canadense, mesmo em situações em que parece estar ausente da legislação primária. Por exemplo, alguns juízes fizeram referência à senciência animal nas suas decisões de sentença. 

O progresso na compreensão da senciência animal e a melhoria da legislação podem transformar métodos cruéis da pecuária industrial.

Peru 

O Peru também optou por incluir a senciência animal como princípio na sua legislação de bem-estar e proteção animal. Em 2016, os legisladores aprovaram a Lei de Proteção e Bem-Estar Animal 30407. Esta lei abrangente foi notavelmente clara sobre o estatuto dos animais como seres sencientes e o que isso significa para o seu bem-estar. 

O Artigo 14º afirma que “todas as espécies de animais vertebrados domésticos e selvagens mantidos em cativeiro são seres sencientes”. Este é um reconhecimento simples e inequívoco do seu estatuto. 

O artigo 1º afirma que “o Estado estabelece as condições necessárias para proporcionar proteção às espécies de animais vertebrados domésticos ou selvagens e para reconhecê-los como animais sencientes, que merecem gozar de bom tratamento por parte dos seres humanos e viver em harmonia com o seu ambiente”. 

Este é um passo significativo para além da maioria dos países, que procuram principalmente proibir o mau tratamento. Afirmar o direito a um bom tratamento proporciona um bom plano a ser seguido por outros países. 

Suécia 

A Lei de Bem-Estar Animal da Suécia de 2018 proclamou que os animais são seres sencientes. É uma peça importante da legislação sobre bem-estar animal que analisa a forma como os animais mantidos por seres humanos e também os animais selvagens utilizados para estudos científicos devem ser tratados. 

Uma das partes mais emocionantes desta legislação é a afirmação de que os animais têm um valor intrínseco próprio, independentemente do benefício que trazem para a vida humana.  

Infelizmente, atualmente só se aplica a animais mantidos por seres humanos e para a ciência. Embora continue a ser uma declaração forte e um princípio orientador, o âmbito prático precisa de ser estendido. 

Espanha 

A Espanha também atualizou recentemente a sua legislação sobre bem-estar animal, reconhecendo a senciência animal no processo. A Lei 17/2021 alterou o estatuto dos animais “de objetos para seres sencientes e familiares”. 

O reconhecimento dos animais como potenciais membros da família é importante numa série de situações diferentes. Um exemplo é que os animais de estimação e de companhia não podem mais ser apreendidos por falta de pagamento de dívidas. 

Como seres sencientes, o seu direito de estar livre de angústia passou a ser reconhecido e valorizado. 

Impeça que os países protelem a legalização da senciência animal 

Apesar do otimismo em muitas áreas do mundo, a legislação sobre a senciência animal está longe de ser universal. Alguns países estagnaram no reconhecimento da senciência animal e muitos países nem sequer começaram. 

Para obter mais informações sobre as leis sobre senciência animal em seu país, dê uma olhada em nosso Índice Global de Proteção Animal. Classificamos cada país com base em suas leis de proteção animal. Também oferecemos informações detalhadas sobre como avaliamos cada país e como eles podem progredir melhor. 

Incentivar projetos de lei sobre a senciência animal e incorporar os princípios da senciência animal na legislação sobre bem-estar animal é importante para garantir que os animais sejam tratados com cuidado, respeito e dignidade. É também um simples reconhecimento de evidências e fatos científicos. 

Promover legislação sobre a senciência animal em todo o mundo não é uma tarefa fácil e precisamos da sua ajuda. 

Inscreva-se para receber nossos e-mails com frequência e para se juntar à nossa comunidade e ajudar a acabar com o sofrimento de todos os animais sencientes e inteligentes. 

Participe das nossas campanhas

Participe

Some a sua voz a de milhares de pessoas que defendem a causa animal. Nos ajude a exigir que empresas e governos priorizem o bem-estar animal.

Seja voluntário

Participe

Você pode ajudar a criar um mundo livre de crueldade e sofrimento para os animais por meio do Programa de Voluntários Proteção Animal Mundial.

Saiba mais