El turismo responsable evita la matanza del delfín rosado

Sentimentos dos animais e os fatos concretos que não admitimos

Blog

Por

Pesquisas e estudos inovadores sobre emoções e sentimentos dos animais (ciência da senciência animal) desenvolveram nossa compreensão de como os animais selvagens podem sofrer em cativeiro e ressaltaram porque a vida de um animal selvagem é mentalmente e fisicamente melhor na natureza.

Compreendendo os sentimentos e a senciência animal 

Os animais são seres sencientes capazes de experimentar sentimentos e sensações. Tigres, porcos, golfinhos, pássaros e elefantes – todos sentem prazer e dor.  

Todo animal pode se sentir feliz e alegre ou magoado e angustiado. E quando encontram estes animais, os humanos devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reduzir o seu sofrimento. 

Infelizmente, muitas das “experiências de vida selvagem” às quais os turistas têm acesso hoje falham neste aspecto. Em todo o mundo, vemos situações em que animais selvagens são mantidos em condições que lhes causam danos físicos, mentais e emocionais. 

Os fatos abaixo sobre os sentimentos dos animais e o impacto do setor de viagens sobre eles podem ser chocantes, mas são informações essenciais para todos os viajantes responsáveis. 

Por que os sentimentos e experiências dos animais são importantes  

1. Elefantes performáticos podem desenvolver TEPT 

Quando os elefantes são forçados a atuar em locais de entretenimento, eles são obrigados a realizar comportamentos e ações que nunca exibiriam na natureza. Isso inclui curvar-se para o público, equilibrar-se nas patas traseiras e carregar treinadores ou membros do público nas costas. 

“Treinar” um elefante para realizar estas ações envolve normalmente métodos cruéis e dolorosos, muitos dos quais deixam o animal traumatizado e pode até levá-los a mostrarem sinais de transtorno de estresse pós-traumático. 

Os elefantes têm necessidades complexas e navegam nos seus mundos físico e social aprendendo com os seus companheiros de rebanho. No entanto, em ambientes de cativeiro, as suas vidas muitas vezes solitárias são voltadas para o entretenimento, e eles não conseguem formar estas relações essenciais. 

Elefantes se apresentando em uma atração turística tailandesa. 

Elefantes se apresentando em uma atração turística tailandesa. 

 2. Os golfinhos sentem angústia durante experiências de entretenimento 

A fisiologia cerebral dos cetáceos sugere altos níveis de inteligência, pensamento e cognição sofisticados. Os golfinhos aprenderam até uma linguagem de sinais simples. Tragicamente, os locais que mais captam a inteligência dos golfinhos estão a negligenciar o seu bem-estar emocional. 

Se você estiver pedindo a alguém para definir um golfinho, provavelmente o descreverá como um animal brincalhão e sociável. É por isso que não é surpresa que a nossa pesquisa, "Por Trás do Sorriso", mostre que metade dos viajantes que visitam locais com golfinhos são motivados pelo amor a estes animais. 

Antropomorfismo é quando atribuímos características humanas a entidades não humanas, como os animais. É uma razão pela qual um turista que observa um golfinho em cativeiro brincando com uma bola ou “sorrindo” pode acreditar que o golfinho está desfrutando de uma vida feliz. 

A triste realidade para os golfinhos em cativeiro é que estes truques são prejudiciais e angustiantes. Quando um golfinho sai da água e chega à terra para os turistas tirarem selfies ou tocá-lo, eles estão se encalhando. Na natureza, encalhar pode ser fatal, portanto, imitar essa situação pode ser estressante física e mentalmente. 

3. Shows de vida selvagem podem ser perigosamente barulhentos para animais performáticos 

Ainda falando sobre os golfinhos, muitos locais de experiência com estes amimais tocam música alta para melhorar a experiência dos visitantes. Para humanos, volumes acima de 85 dB são considerados prejudiciais. Esses shows tiveram volume médio de 94 dB. 

Alguns locais foram ainda mais longe, chegando a 110 dB. É o mesmo que esperaríamos encontrar em um show de rock. Embora o público experimente apenas 15 a 30 minutos deste volume, os golfinhos ouvirão música neste volume por longos períodos, dia após dia. 

Na natureza, ruídos neste nível não causariam danos aos golfinhos. Eles poderiam simplesmente mergulhar mais fundo para evitar o sofrimento. Em locais de entretenimento em cativeiro, não há áreas profundas para os animais se refugiarem, para se sentirem seguros e confortáveis. Eles também são mantidos na superfície durante a maior parte de seus shows. 

Um golfinho em cativeiro se apresentando no Sea World Spooky Nights, descrito como “uma noite espetacular para toda a família com o parque transformado por meio de cores, imagens e sons”.

Um golfinho em cativeiro se apresentando no Sea World Spooky Nights, descrito como “uma noite espetacular para toda a família com o parque transformado por meio de cores, imagens e sons”. 

4. Grandes felinos em cativeiro sentem medo, estresse e ansiedade – e isso só piora à medida que mais turistas estão presentes 

É realmente especial encontrar grandes felinos e seus filhotes, e o apetite dos turistas por encontros com grandes felinos fez com que muitos animais fossem capturados e nascidos em cativeiro. 

Um estudo semelhante concluiu que por quanto mais turistas os tigres selvagens estão cercados, maiores são os seus níveis de hormônios do estresse

Pippa Hankinson / Leões de Sangue. Filhote de leão costumava proporcionar aos turistas experiências de segurar, acariciar, dar mamadeira e caminhar.

Pippa Hankinson / Leões de Sangue. Filhote de leão costumava proporcionar aos turistas experiências de segurar, acariciar, dar mamadeira e caminhar. 

5. Animais selvagens podem esconder seus sentimentos 

Como humanos, somos capazes de filtrar ou controlar as nossas emoções conforme necessário; tentamos não chorar com nosso chefe ou parecer estressados perto de nossos filhos. Estamos menos habituados à ideia de que os animais possam fazer o mesmo, especialmente os animais selvagens. 

Alguns ursos negros parecem não se incomodar com a presença de tráfego, drones e outros sinais de presença humana em seu ambiente. Com base nessa informação, achava-se que eles não eram afetados ou indiferentes. 

No entanto, pesquisas adicionais descobriram que esses sinais de atividade humana resultam no aumento da frequência cardíaca dos ursos – um forte sinal de que estão estressados ou ansiosos. Os humanos nem sempre reconhecem os sinais comportamentais deste desconforto, mas isso não significa que os seus sentimentos não existam. 

Como seres sencientes, os animais precisam da nossa proteção 

Os animais podem experimentar uma ampla gama de sensações e emoções diferentes. Forçá-los a sentir dor, angústia e ansiedade para nosso entretenimento é moralmente errado. 

Ao melhorar a sua compreensão das emoções dos animais, você pode ajudar a protegê-los. 

A maioria dos turistas que frequentam estes locais de entretenimento ou assistem a estes espetáculos de animais ficariam horrorizados ao perceber os danos que estes animais estão a sofrer. A consciencialização está crescendo rapidamente e não demorará muito até que as agências de viagens que vendem bilhetes para atrações cruéis sejam forçadas a mudar as suas práticas

Participe das nossas campanhas

Participe

Some a sua voz a de milhares de pessoas que defendem a causa animal. Nos ajude a exigir que empresas e governos priorizem o bem-estar animal.

Seja voluntário

Participe

Você pode ajudar a criar um mundo livre de crueldade e sofrimento para os animais por meio do Programa de Voluntários Proteção Animal Mundial.

Saiba mais