Zaheer Fakir, África do Sul, Copresidente do Programa de Trabalho Ad-hoc sobre o Novo Objetivo Quantificado Coletivo sobre Financiamento Climático

Você sabe o que é a COP 28?

Blog

Por

Entenda o que é a Conferência das partes, realizada pela Convenção do Clima da ONU, e qual sua importância para a causa animal.

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a COP: “Conferência das Partes”. Não se fala em outra coisa nos últimos dias. Hoje, 30 de novembro, esse importante encontro, que reúne líderes de várias partes do planeta para discutir assuntos ligados às questões climáticas, está sendo realizado nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. 

A Conferência é realizada pela Convenção do Clima da ONU e teve origem no início da década de 90, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, feita aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro - a histórica “Eco 92”.

A primeira COP foi realizada em 1995, Berlim, na Alemanha. Em 2023 ela completa a sua 28ª edição, por isso, é chamada de “COP 28”. Em 2025, a COP 30 será no Brasil, especificamente no Pará - um dos estados do Norte, região que integra a Amazônia.

Mas por que esse evento é tão importante? 

Lideranças do mundo inteiro - entre elas vários representantes das esferas governamentais, do setor privado e da sociedade civil organizada - estarão reunidos, discutindo o que pode ser feito para mitigar os impactos das mudanças climáticas, já sentidas por todo o planeta. 

Nesta COP, em especial, serão discutidos assuntos importantes como os avanços (ou não) do Acordo de Paris. Firmado entre diversos países, ainda durante a COP 21, em 2015, este acordo tinha o compromisso mundial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e impedir o aumento da temperatura do planeta acima de 1,5°C. 

Assim como acontece com outros acordos internacionais ambientais, o Acordo de Paris não penaliza os países que não cumprem as suas metas. O que é um ponto crítico. Ele segue as normas das Nações Unidas, ou seja, todas as decisões precisam ter um consenso. 

Uma coisa é certa: não dá para as ações ficarem apenas no papel, enquanto o planeta sofre as consequências climáticas.

A importância da COP 28 para nós! 

Esse evento é relevante para que as lideranças brasileiras possam dialogar e  analisar a melhor forma de cumprirem as suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa. Sobretudo, no setor da pecuária industrial, que afeta diversos biomas brasileiros e impacta os habitats de vários animais silvestres.

Nós, da Proteção Animal Mundial, estaremos presentes na COP 28. Defenderemos que a saída para diminuir esses impactos é mudar radicalmente a atual pecuária industrial, principal responsável pela maior parte do desmatamento em importantes biomas brasileiros, como a Amazônia e o Cerrado.

Vamos provar que o atual sistema alimentar, voltado à produção industrial, é destrutivo e causa diversos impactos negativos, que podem, inclusive, colocar em risco a futura produção de alimentos.

Continue acompanhando as nossas postagens por aqui!
Em breve, traremos mais informações sobre a nossa participação na COP 28.

 

Saiba mais